Na sequência da criação de zonas de quarentena, a autarquia apela que a quem tenha camas articuladas, lençóis e almofadas ou cobertores e edredons para doar, que o faça.

A recolha dos bens poderá ser efetuada pelos serviços municipais – para garantir a segurança de quem disponibiliza os bens – neste caso deve ser contactado o Serviço Municipal de Proteção Civil para o número 961 719 338 ou por email para proteccaocivil@cm-cartaxo.pt -, mas também poderão ser entregues no quartel dos Bombeiros Municipais, Estádio Municipal e Parque de Máquinas.

Os artigos doados serão depois higienizados e desinfetados, antes de serem postos em funcionamento, isto na eventualidade de estas zonas virem a ser usadas.

Para além dos bens, a Câmara Municipal apela ainda à população para contribuir com águas engarrafadas ou alimentos não perecíveis, como bolachas.

A autarquia explica, em comunicado, que, até ao momento, quer por aquisição da Câmara Municipal, quer por doação, o Serviço Municipal de Proteção Civil já reuniu 112 camas – 20 das quais articuladas -, cerca de 150 conjuntos completos de roupa de cama, 53 almofadas e 53 cobertores.

Relembre-se que as zonas de quarentena “são espaços de retaguarda para receber casos positivos, ou casos de vigilância ativa, que não tenham condições no seu domicílio para serem vigiados por equipas adequadas, mas que também podem funcionar com espaços ao serviço de utentes de instituições que possam vir a necessitar de evacuação – por exemplo, lares de idosos”, explica o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Ribeiro, citado no mesmo comunicado.

A primeira fase de instalação destas áreas de apoio ficou terminada ontem, dia 1 de abril, estando ainda a decorrer os trabalhos de higienização e acondicionamento das roupas de cama que serão colocadas nos espaços apenas quando estes forem ativados – por necessidade expressa pelas autoridades de saúde, ou pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *