A Biblioteca Marcelino Mesquita do Cartaxo, no âmbito da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT), vai passar a dispor de equipamentos informáticos e tecnológicos.

Computadores, portáteis, tablets, drones, óculos de realidade virtual, impressoras 3D, assim como, diversos kits da área da robótica e novas publicações relacionadas com novas tecnologias foram os equipamentos recebidos.

Fernando Amorim, vice-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e responsável pelo pelouro da Cultura, destacou a importância dos novos equipamento tecnológicos de que a Biblioteca Municipal passa a dispor.

Este reforço de equipamento, segundo Amorim, torna-se importante para a “promoção da literacia digital de toda a população” e ressalvou o contributo do mesmo para “as ações que vamos poder desenvolver a partir de 2021”, as quais “serão de enorme relevância para a criação de novas competências e inclusão digital de adultos, a par da formação de crianças e jovens, no apoio à formação que têm nos estabelecimentos de ensino”.

Em comunicado, a autarquia explica que os novos equipamentos integram o projeto “BiblioTICs” que a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) submeteu ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços (PADES) das Bibliotecas Públicas promovida pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

O investimento total nesta medida – que abrange outros concelhos da CIMLT-, ultrapassa os 175 mil euros e prevê também a formação e a capacitação dos técnicos das bibliotecas para a utilização destes equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *