Uma funcionária da Casa de Santa Cruz, residência para idosos pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, recebeu esta quinta-feira, dia 10 de setembro, resultado positivo para a Covid-19.

Devido a esta informação, Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal, convocou uma reunião de Proteção Civil com carácter de urgência, que decorreu esta tarde no Auditório Municipal da Quinta das Pratas.

Segundo a autarquia, em declarações à comunicação social, amanhã de manhã, serão testados todos os funcionários e utentes da Casa de Santa Cruz. A Autoridade de Saúde Pública irá iniciar os testes a partir das 10h, nas instalações da instituição e com o apoio logístico dos serviços municipais de proteção civil, sendo que os testes serão realizados por equipas do Centro Hospitalar do Médio Tejo, sendo “previsível obter resultados ainda no próprio dia”.

Jorge Nogueira, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, mostra-se confiante que este seja um caso isolado dentro da instituição, pois “a Santa Casa do Cartaxo tem feito um enorme esforço para conter a propagação deste novo coronavírus nas nossas unidades e estamos, por isso, confiantes de que os resultados dos testes a serem realizados refletirão o imenso trabalho e empenho de todos os funcionários ao longo dos últimos meses”, acrescentando que até à data não foram identificados sintomas em nenhum outro funcionário ou utente da Casa de Santa Cruz.

Jorge Nogueira sublinhou ainda que, após conhecimento do caso, a instituição reforçou, de imediato, todas as medidas de proteção e higienização previstas no Plano de Contingência, estando os utentes confinados aos seus respetivos quartos, sem se deslocarem às áreas comuns, até conhecimento dos resultados dos testes.

O Diretor da Segurança Social, Renato Bento, recordou que a Equipa Multidisciplinar – criada para monitorizar os planos de contingência dos Lares de idosos – esteve recentemente nas instalações da Casa de Santa Cruz.

Renato Bento informou ainda que nessa ação de acompanhamento e monitorização, os técnicos constataram “que todas as orientações, quer da Direção Geral de Saúde (DGS), quer todas as medidas previstas no Plano de Contingência do equipamento, estavam a ser cumpridas na íntegra”.

Pedro Ribeiro salientou que “a Santa Casa tem sido absolutamente rigorosa na adoção de procedimentos de prevenção à Covid-19, como foi aqui atestado pelo Diretor da Segurança Social, em resultado da ação de acompanhamento realizada esta semana pela Equipa Multidisciplinar”.

O autarca apresentou ainda toda a disponibilidade da Câmara Municipal no apoio à instituição, salientando “a forma exemplar e transparente na comunicação da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo junto dos familiares dos utentes, que muito contribui para a necessária serenidade que o complexo momento impõe”.

Imagem: Google/DR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *