Esta terça-feira foi publicada, em Diário da República, uma lista das escolas onde o amianto vai ser removido, na sequência de um despacho conjunto do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Esta lista inclui 578 estabelecimentos de ensino de norte a sul do país e cinco pertencem ao concelho do Cartaxo. São elas: as Escolas Básicas D. Sancho I; de Casais Penedos; José Tagarro; e nº2 do Cartaxo.
O Jardim de Infância de Vila Chã de Ourique também será contemplado por este programa, que vai custar 60 milhões – sendo financiado por fundos comunitários provenientes dos Programas Operacionais Regionais.
Este programa para erradicar o amianto nas escolas foi anunciado no início de junho, aproveitando que os estabelecimentos de ensino estão encerrados devido à pandemia de covid-19.
A utilização de fibras de amianto foi proibida no quadro normativo nacional em 2005 e, até agora, este material está a ser removido gradualmente dos estabelecimentos de ensino nacionais.
Imagem: Correio do Cartaxo/Arquivo (com Lusa)