Esta terça-feira foi publicada, em Diário da República, uma lista das escolas onde o amianto vai ser removido, na sequência de um despacho conjunto do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Esta lista inclui 578 estabelecimentos de ensino de norte a sul do país e cinco pertencem ao concelho do Cartaxo. São elas: as Escolas Básicas D. Sancho I; de Casais Penedos; José Tagarro; e nº2 do Cartaxo.

O Jardim de Infância de Vila Chã de Ourique também será contemplado por este programa, que vai custar 60 milhões – sendo financiado por fundos comunitários provenientes dos Programas Operacionais Regionais.

Este programa para erradicar o amianto nas escolas foi anunciado no início de junho, aproveitando que os estabelecimentos de ensino estão encerrados devido à pandemia de covid-19.

A utilização de fibras de amianto foi proibida no quadro normativo nacional em 2005 e, até agora, este material está a ser removido gradualmente dos estabelecimentos de ensino nacionais.

Imagem: Correio do Cartaxo/Arquivo
(com Lusa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *