Reaberto desde o dia 1, o Cemitério Municipal do Cartaxo já tem disponível um novo sistema de acesso a água para tarefas de limpeza e manutenção das campas.

As juntas de freguesia, no âmbito da sua autonomia de gestão dos cemitérios, estão a criar as condições para disponibilizar acesso a água, em segurança.

Contudo, a Câmara Municipal recomenda que os utilizadores usem utensílios próprios – os utensílios habitualmente disponíveis à comunidade continuam indisponíveis como medida de prevenção de contágio.

Em comunicado, a autarquia informa ainda que instalou dispensadores de gel desinfetante. Por isso, os utilizadores devem desinfetar as mãos à entrada e saída do cemitério ou sempre que entendam.

Informa-se ainda, que o acesso ao cemitério faz-se segundo um conjunto de medidas de proteção da população: a permanência junto de cada campa é limitada a duas pessoas, sendo que a lotação total do cemitério não pode ultrapassar, em momento algum, 56 pessoas – 10% do número de pessoas permitido.

Informa-se ainda que, durante a realização de cerimónias fúnebres, será apenas permitida a entrada a um máximo de 10 pessoas (apenas familiares próximos e agentes funerários). Contudo, nas situações de falecimento de pessoa com infeção suspeita ou confirmada por SARS-CoV-2, o funeral só poderá ter um máximo de três pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *