0 0
Read Time:1 Minute, 55 Second

Desde ontem, dia 27 de abril, oitenta pessoas estão em formação na Escola Secundária do Cartaxo. A ideia é preparar pessoas para que possam, em caso de necessidade, dar apoio a Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP) ou hospitais de retaguarda, em caso de ser necessário evacuar utentes de um lar de idosos.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, citado em comunicado, explicou que esta ação foi uma iniciativa do “Serviço Municipal de Proteção Civil do Cartaxo, em articulação com o Hospital Distrital de Santarém, Cruz Vermelha Portuguesa e Bombeiros Municipais”.

Este grupo é formado por assistentes operacionais dos municípios do Cartaxo, Azambuja e Almeirim, mas também voluntários integrados na Bolsa de Voluntariado da Câmara Municipal do Cartaxo.

A formação integra as medidas preventivas assumidas pelos onze municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), onde o Cartaxo está inserido, e “pretende dotar os municípios de assistentes operacionais prontos para intervir, em caso de necessidade de evacuação de uma Estrutura Residencial de Apoio a Idosos (ERPI)”.

Relembre-se que, das seis ZCAP criadas no concelho “temos duas que foram pensadas expressamente para acolher idosos”, a primeira na escola básica, em Pontével (que está desativada), e a segunda na Associação Comunitária de Assistência Social, em Vila Chã de Ourique.

Para o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, esta ação de formação “é uma necessidade que a todos preocupa”, onde estes assistentes operacionais “poderão vir a ser a resposta em caso de ser necessário evacuar utentes, ainda que essa evacuação seja apenas para desinfeção do espaço das instituições que os acolhem”.

A ação prevê formação teórica e prática, lecionada por oito formadores do Hospital Distrital de Santarém, da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros Municipais do Cartaxo. A formação teórica decorrerá em sala de aula – o grupo será dividido por diversas salas, para que seja cumprido o distanciamento de segurança necessário –, e a formação prática decorrerá na ZCAP instalada no ginásio da Escola Secundária.

A formação decorrerá nos dias úteis, entre 27 de abril a 4 de maio, das 14h00 às 19h00 e integra temas como: atividades de vida e graus de dependência, ambiente seguro, cuidados de higiene e conforto, alimentação, mobilizações, transferências e posicionamentos, prevenção e controlo de infeção ou cuidados de saúde do idoso e suporte básico de vida.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *