A partir de amanhã, sexta-feira, vão entrar em vigor novas regras no Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACES Lezíria).
As novas medidas são:
- A triagem passa a ser efetuada à entrada do Centro de Saúde, por pessoal médico, tendo sido criada uma área específica para a doença respiratória aguda, onde haverá médico e equipa de enfermagem específica para este tipo de atendimento.
- O Centro de Saúde vai limitar o atendimento a grupos vulneráveis e incentiva-se o contacto online, por e-mail, e por telefone.
- O atendimento complementar, que era assegurado por apenas uma equipa, deixa de se realizar nos dias úteis, passando a estar reforçado aos fins de semana, com duas equipas em simultâneo: uma orientada para a doença aguda geral e a outra para a respiratória. Este atendimento funcionará entre as 9h00 e as 14h00.
Até ao momento, a ACES Lezíria já tinha em curso algumas medidas de prevenção de transmissão da infeção por novo Coronavírus (Covid-19), tais como:
- A suspensão de : consultas programadas de vigilância e seguimento no Centro de Saúde do Cartaxo, até ao dia 3 de abril, sendo posteriormente reagendadas; realização de exames de diagnóstico e terapêutica realizados no Centro de Saúde, Consultas de Saúde Oral e Medicina Dentária, exceto nas situações clínicas que o justifiquem; atividades realizadas em grupo, nomeadamente Curso de preparação para o Nascimento, Classe de Mobilidade e Saúde Escolar.
- Os utentes devem recorrer à consulta médica ou de enfermagem não acompanhados, excepto crianças ou utentes com dependência. Nestes casos devem ser acompanhados apenas por uma pessoa.
- De forma a evitar a acumulação de pessoas na sala de espera, o Centro de Saúde apela a que os utentes se dirijam à consulta apenas 15 minutos antes da hora agendada.
- Nos pedidos de medicação crónica, os utentes devem evitar dirigir-se ao balcão de atendimento, podendo fazer este pedido via email para a UCSP: ucsp.cartaxo@arslvt.min-saude.pt ou para a USF: usf.terraviva@arslvt.min-saude.pt.
- Os utentes devem ainda evitar recorrer ao Centro de Saúde para levantamento de receitas, devem atualizar os dados via telefone ou e-mail e o Centro de Saúde enviará as receitas por mensagem ou e-mail.
O Centro de Saúde apela a que, de forma a evitar uma maior afluência na sala de espera, opte por entrar em contacto por telefone (UCSP: 243 700 666, USF: 243 700 658, UCC:243 700 652, 927 993 404, 916 562 727) ou por e-mail para UCSP: ucsp.cartaxo@arslvt.min-saude.pt, para a USF: usf.terraviva@arslvt.min-saude.pt, ou para UCC: ucc.cartaxo.coord@arslvt.min-saude.pt.
Esta unidade relembra ainda aos utentes que recorram ao Centro de Saúde apenas em caso de necessidade e que não o faça se tiver tido contacto com algum doente infetado ou tiver realizado alguma viagem para as zonas de risco nos últimos 14 dias. Nesse caso ligue para a Linha Saúde 24, 808 24 24 24.