A Biblioteca Marcelino Mesquita recebeu, no passado dia 31 de outubro, a cerimónia de boas-vindas à comitiva da cidade romena de Pucioasa, geminada com o Cartaxo desde 1999, por ocasião da Feira de Todos os Santos.

Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara Ana Constantin Emilian e os vereadores Ivascu Dragos Ion e Budoiu Ion, para além do presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Ribeiro.

Estiveram ainda também presentes autarcas e presidentes de Junta de Freguesia, da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, o vice-presidente da Câmara e vereadores, entre outros representantes de instituições públicas e privadas do concelho.

Os jovens que participaram na Eleição do Rei e Rainha das Vindimas também deram as boas-vindas à delegação romena. Esta visita teve como objetivo estreitar relações, para que, de futuro, seja possível iniciar um programa de intercâmbio de jovens no âmbito do programa Erasmus.

A escolha da Biblioteca Marcelino Mesquita foi justificada por Pedro Ribeiro, que recordou ser este o ano “em que assinalamos os 100 anos da morte do maior dramaturgo que o Cartaxo teve”, mas também por “acolher, neste momento, a exposição de outro artista local que celebra 25 anos de carreira, o fotógrafo Vítor Neno”.

O espaço é, nas palavras do presidente da autarquia, citado em comunicado, “um local histórico, uma casa de cultura”, e “que faz todo o sentido acolher-nos neste momento em que existe um forte interesse, de ambas as partes, num aprofundamento da nossa relação do ponto de vista da cultura e da educação”.

No mesmo dia, realizou-se ainda uma reunião com as escolas do município, dando assim “mais um passo importante no caminho que ambos desejamos percorrer e cujos resultados poderemos ver muito em breve com o estabelecimento de um protocolo e de um acordo de cooperação”.

Também Ana Constantin Emilian destacou a importância desta visita ao Cartaxo e da realização desta reunião com os agrupamentos escolares, uma vez que permite continuar “a trabalhar em projetos que serão, por certo, uma mais valia para as nossas comunidades, uma troca de experiências que poderá beneficiar todos e, em especial, as nossas crianças”.

Pedro Ribeiro espera que 2020 “fique marcado pela primeira visita de estudo de portugueses em Pucioasa e de romenos no Cartaxo”.

Depois da receção, a delegação romena seguiu para a cerimónia de abertura da Feira de Todos os Santos e da Expocartaxo onde agradeceu, uma vez mais, toda o cuidado na preparação desta visita, assim como o “caloroso acompanhamento ao longo dos dias em que estiveram no Cartaxo e o empenho do município nesta cooperação ao nível cultural, educacional, comercial e empresarial”.

Fonte: CM Cartaxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *