
3 maio 2018
Os premiados nos concursos de Vinhos na Produção do Concelho do Cartaxo e do Tejo, que tiveram este ano a sua 34ª e 19ª edição, respetivamente, foram conhecidos no primeiro dia da Festa do Vinho & Chocolate, 27 de abril, no Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo.
No Concurso do concelho cartaxense, o primeiro prémio Tinto foi atribuído à casa Agrícola Quinta do Falcão, o segundo a Abílio de Oliveira Rodrigues e o terceiro à Adega Cooperativa do Cartaxo. Nos brancos, foi a Adega Cooperativa do Cartaxo a ver o seu vinho ser reconhecido pelo júri com o primeiro lugar, a Encostas do Avô classificou o seu vinho branco em segundo e a terceira posição foi atribuída à Casa Agrícola Quinta do Falcão. Na categoria Rosé, a Adega Cooperativa do Cartaxo voltou a arrecadar um primeiro lugar, a Pitada Verde classificou-se em segundo e a Sociedade Agrícola Casal do Conde, em terceiro.

No Concurso de Vinhos Tejo, a Companhia das Lezírias venceu na categoria Tinto, a Casa Agrícola Quinta do Falcão recebeu o segundo lugar e a Quinta do Cavalinho, o terceiro lugar. Na categoria Branco, venceu a Quinta de Vale de Fornos – Encostas de Alqueva, o Estabelecimento Prisional de Alcoentre recebeu o segundo prémio e a Sociedade Agrícola Encostas do Sobral, o terceiro. Nos rosés, a Adega Cooperativa do Cartaxo voltou a vencer, a casa agrícola Pitada Verde ficou em segundo e José António Neves Capão arrecadou o terceiro lugar da classificação. Foram ainda entregues menções honrosas em todas as categorias a concurso.
As provas dos dois concursos tiveram José Rodrigues como presidente do júri e este contou com mais onze provadores – Carlos Sardinha, Pedro Gil, Helena Mira, Verónica Pereira, Francisco Cruz Ferreira, Alice Simões, Rita Conim, Gisela Machado, Carmen Santos, Maria Vicente e Maria Lucinda Abrantes.