O Orçamento Participativo Escolar convocou alunos dos dois agrupamentos de escolas do concelho, para debater ideias e propor soluções para as suas escolas. Em 2023, foram as crianças do 2.º Ciclo do Ensino Básico quem apresentou propostas.
As assembleias participativas decorreram no Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e no Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével. As propostas vencedoras vão receber um total de 10 mil euros do orçamento da Câmara Municipal, ou seja, cinco mil euros para cada agrupamento.
No Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo foi a turma 5º G, que viu a sua proposta ser a mais votada, no Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével foi 5ºA. No primeiro, foram apresentadas duas propostas – A Nova Casinha, pela turma 5.º C e Campo de Jogos para Todos, pela turma 5.º G.
A vencedora teve mais de 70% por cento dos votos positivos dos 20 eleitores que constituíram a assembleia. A proposta Campo de Jogos para Todos propõe modificar o terreno escolar criando um campo para a realização de jogos desportivos e outras atividades, tanto potenciadoras de regras de convivência e de socialização, como capazes de fortalecer o espírito de comunidade e pertença à escola.
Já no Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, foram apresentadas duas propostas – Tornar o Ambiente Escolar mais Agradável, pela turma 5.º A e A Vida é Radical – Parede de Escalada, pela turma 5.º C.
A vencedora teve mais de 78% por cento dos votos positivos dos 23 eleitores que constituíram a assembleia. A proposta Tornar o Ambiente Escolar mais Agradável pretende embelezar o espaço interior e exterior da escola, transformando-a numa tela para dar largas à imaginação e à arte, na qual pinturas de animais e outras figuras se tornam capazes de transmitir serenidade e energia positiva.
O Orçamento Participativo Escolar envolve toda a comunidade educativa
A Câmara Municipal do Cartaxo, organiza o Orçamento Participativo Escolar em parceria com os agrupamentos de escolas e associações de pais. Os alunos e as alunas são desafiados a desenvolver propostas que possam dar resposta ao que consideram prioritário para as suas escolas.
As propostas são votadas em assembleias participativas, uma por cada agrupamento de escolas. A Câmara Municipal do Cartaxo reserva 10 mil euros do orçamento municipal para este projeto que visa promover a participação e o exercício de uma cidadania empenhada no bem-estar de toda a comunidade.