A Agência de Modernização Administrativa (AMA) aprovou, esta semana, o investimento para a construção da Loja do Cidadão do Cartaxo. Esta obra tem um custo de mais de um milhão de euros, de onde quais 900 mil euros são financiados pela AMA.
Esta nova Loja do Cidadão vai funcionar num edifício novo, a construir junto à Escola do Centro, e terá de estar concluída até dezembro de 2023. Esta é a primeira Loja do Cidadão a ser construída de raiz e a autarquia garante que vai apresentar o projeto aos moradores e às associações que desenvolvem a sua atividade na Escola do Centro, antes do início das obras.
O novo espaço irá incluir a Autoridade Tributária e Aduaneira, a Segurança Social e o Instituto dos Registos e Notariado, assim como o Espaço Cidadão, que atualmente funciona no edifício-sede do Município.
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor, congratula-se com a aprovação desta candidatura, apresentada em fevereiro. “Trabalhámos muito para que o Cartaxo pudesse conquistar uma das quinze lojas que vão ser construídas no país”, explicou o autarca, acrescentando ainda que a Loja do Cidadão será “um elemento valorizador daquela zona da cidade, e que respeitará o património edificado e criará um novo espaço verde e de lazer que estará ao serviço de toda a comunidade”.
Ainda de acordo com o autarca, todo o estacionamento existente será mantido, e será também criado um novo e maior espaço verde que sirva as pessoas e promova a ligação pedonal com a Avenida João de Deus”. A obra tem de estar concluída até 31 de outubro de 2023 e a inauguração tem de ser feita até ao dia 31 de dezembro de 2023.
Recorde-se que a AMA publicou o aviso de abertura de concurso no dia 16 de dezembro de 2021. As candidaturas foram apresentadas entre 2 de janeiro e 7 de março de 2022. Todas as candidaturas devem apresentar a localização e um estudo prévio definido e ainda cumprir um conjunto de premissas definidas pela AMA.