A Câmara Municipal do Cartaxo assinalou, esta segunda-feira, dia 27 de junho, o 40.º aniversário da inauguração do edifício-sede do Município. A cerimónia contou com a presença de Renato Campos, presidente da Câmara do Cartaxo na altura da construção do edifício, assim como Domingos Horta e Maria José Campos, vereadores da Câmara Municipal à época.

Renato Campos relembrou o que foram aqueles tempos, em que “ia de chapéu estendido até Lisboa, com o projeto do edifício, pedir dinheiro ao Governo Central para a sua construção” – o que nunca aconteceu. O edifício da Câmara Municipal do Cartaxo teve a primeira pedra lançada a 25 de abril de 1979 e acabou por ser construído com fundos da própria Câmara Municipal.

O ex-autarca recordou ainda que antes da construção do edifício foi feita uma consulta à população, por altura da Feira de Todos os Santos, no qual “noventa por cento da população assinalou a falta da torre do relógio que havia no anterior edifício e que, por isso, foi acrescentada ao projeto inicial”.

Maria José Campos lembrou também “que este foi o primeiro edifício do Poder Local a ser construído de raiz após a Revolução do 25 de Abril e que, portanto, tem também essa carga simbólica”. Para cantar os parabéns ao espaço estiveram presentes os atuais vereadores da Câmara Municipal, os presidentes das juntas de freguesia, forças de segurança e trabalhadores da autarquia.

João Ferreira Heitor, atual presidente da Câmara do Cartaxo, realçou “a importância de se assinalarem momentos como este, não só pela relevância que têm para história do concelho, mas também pelo lugar que ocupam na nossa memória afetiva. Por isso fizemos questão de convidar também os funcionários da autarquia, pois são eles que diariamente habitam e dão vida a este espaço”.

Para o autarca, a comemoração desta data prende-se com “o simbolismo que acarreta para o Poder Local” e destacou ainda que este “é um gesto simples e simbólico, mas importante”.