0 0
Read Time:3 Minute, 8 Second

VACINAS PARA A POPULAÇÃO COM MAIS DE 80 ANOS OU MAIS DE 50 COM PATOLOGIAS ASSOCIADAS JÁ CHEGARAM AO CONCELHO
• As vacinas que ainda integram a fase 1 do Plano de Vacinação, vão ser administradas a partir de amanhã, dia 17 de fevereiro, no Centro de Saúde do Cartaxo.
• Foram entregues 250 vacinas que deverão ser administradas durantes os próximos três a quatro dias.
• A Câmara Municipal do Cartaxo disponibilizou o Pavilhão Municipal de Exposições para a administração das vacinas, mas o ACES Lezíria informou que não é possível deslocalizar o Centro de Vacinação.
• Os contactos com a população serão efetuados pelas unidades de saúde familiar. O presidente da Câmara Municipal apela à população para manter o nível de cumprimento das medidas de prevenção de contágio.

O Centro de Saúde do Cartaxo já recebeu as primeiras 250 vacinas contra a Covid-19 que serão administradas à população do concelho a partir de amanhã, quarta-feira, dia 17 de fevereiro. A informação foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, na reunião de executivo que decorreu ontem, dia 15 de fevereiro.

O autarca lembrou que o Plano de Vacinação contra a Covid-19 previa, durante o mês de fevereiro, o início da vacinação de pessoas com mais de 80 anos e com mais de 50 anos portadoras de patologias específicas,

Para o autarca “o facto de estar assegurada a primeira entrega de 250 vacinas, é um sinal de que o Plano de Vacinação, apesar das dificuldades no acesso às vacinas, continua em marcha”, o que, para Pedro Magalhães Ribeiro, é um sinal de que “podemos manter a confiança, mas sempre colocando as nossas expectativas ao nível que a realidade permite”, destacando a necessidade de todas as instituições colaborarem e da população manter “o cumprimento das regras de prevenção de contágio, até porque este Plano de Vacinação será longo, a vacina demorará muito tempo até chegar à maioria da população. É um enorme alívio, um momento de confiança e de esperança, mas não é um momento de reduzir os cuidados e a prevenção”.

➽ Câmara Municipal e juntas de freguesia disponibilizam apoio à autoridade de saúde local

Pedro Magalhães Ribeiro informou o executivo que a Câmara Municipal disponibilizou o Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo para que “o processo de vacinação pudesse decorrer em segurança e com o maior conforto possível quer para os utentes, quer para os profissionais de saúde”.

O autarca explicou que o ACES Lezíria (Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria), decidiu manter o Centro de Saúde do Cartaxo como centro de vacinação, o que será necessário por razões técnicas inerentes ao processo.

Não sendo possível usar outro espaço, “a Câmara Municipal, com a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai colocar tendas junto ao Centro de Saúde, para minimizar o desconforto de quem tiver de aguardar para receber a vacina”, afirmou o autarca, que manifestou especial preocupação “por serem pessoas maiores de 80 anos, ou sendo maiores de 50, terão situações de saúde já fragilizadas”.

A Câmara Municipal do Cartaxo, tal como disponibilizou recursos humanos de diversas áreas para realizar inquéritos epidemiológicos, avaliação de risco e identificação de pessoas para eventual isolamento profilático, também “já colocou os seus recursos humanos à disposição da autoridade de saúde, para a realização dos contactos com os utentes”, informou o presidente da Câmara Municipal, no que “fomos, desde o primeiro momento, acompanhados pelas juntas de freguesia que pela sua proximidade à população poderiam ter um papel muito importante na identificação das pessoas”.

O ACES Lezíria informou a autarquia que os contactos com os utentes serão efetuados pelas unidades de saúde familiar (USF) e pela Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados(UCSP), por razões que também se prendem com o processo administrativo inerente ao Plano de Vacinação.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *