
Os Militares do Posto Territorial da GNR do Cartaxo detiveram, no dia 9 de fevereiro, um homem de 67 anos por violência doméstica e por posse ilegal de arma, na localidade de Lapa, no concelho do Cartaxo.
No âmbito de uma denúncia de que o suspeito exercia violência sobre a sua esposa, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, tendo verificado que a vítima, de 51 anos, sofria de violência física e psicológica há cerca de 20 anos.
No decorrer das diligências policiais, foi apurado que o agressor teria armas de fogo na residência, tendo sido realizada uma busca domiciliária que culminou na detenção do agressor e na apreensão de uma espingarda caçadeira de calibre 12; uma carabina de calibre 9 mm; uma espingarda de ar comprimido de calibre 4,5 mm; uma pistola de calibre 6,35 mm com respetivo carregador e coldre; 343 munições de diversos calibres; seis caixas de chumbos de calibre 4,5 mm.
O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Santarém.
A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma.