Na sequência do encerramento dos estabelecimentos escolares decidido em Conselho de Ministros na passada sexta-feira, que suspendeu todas as atividades letivas e não letivas, desde esta segunda-feira, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) esclareceu, através de comunicado às escolas, que o fornecimento de refeições escolares aos alunos com escalão A da Ação Social Escolar deve continuar a ser garantido.

Os dois agrupamentos – Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével e Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo –, contactaram os pais e encarregados de educação, para aferir do seu interesse em que as crianças e jovens pudessem usufruir das refeições, tendo obtido confirmação para vinte e oito crianças, até ao momento.

Segundo a lista, as escolas que vão disponibilizar estas refeições são a Escola Básica D.Sancho I, em Pontével; e a Escola Básica Marcelino Mesquita.

As refeições serão confecionadas na cozinha da Escola José Tagarro e distribuídas pela empresa em cada estabelecimento de ensino. Por razões de segurança, “que são especialmente importantes nestes dias de incerteza que todos vivemos, as refeições serão acondicionadas em recipientes descartáveis”, como explica Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, citado em comunicado de imprensa.

O autarca assegura ainda “a presença das nossas trabalhadoras nas escolas para entregarem as refeições às famílias com os cuidados que se impõem”, referindo a possibilidade “de virmos a assegurar, também, a entrega destas refeições ao domicílio, como apoio a famílias que tenham dificuldade em levantar as refeições nas escolas”.

O autarca afirma que esta “entrega de refeições poderá vir a ser alargado a mais crianças deste escalão, caso os pais e encarregados de educação manifestem essa necessidade”.

Relembre-se que, na passada sexta-feira, o Conselho de Ministros decidiu o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino desde esta segunda-feira até ao dia 9 de abril, data em que a situação será reavaliada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *