A Câmara Municipal do Cartaxo assinou ontem, dia 15, o Protocolo de Cooperação com as Associações de Pais e Encarregados de Educação de vários agrupamentos de escolas do concelho, para o desenvolvimento das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF), na educação pré-escolar, no ano letivo 2019/2020

Este protocolo foi assinado com os Agrupamentos D. Sancho I – Pontével e Marcelino Mesquita. As atividades previstas neste documento destinam-se a servir, “prioritariamente, as crianças cujo agregado familiar, devido a compromissos profissionais ou outros, não tenha possibilidade de acompanhar os seus educandos, no período de prolongamento de horário, no caso da educação pré-escolar”, escreve a autarquia em comunicado.

As AAAF serão, neste ano letivo, promovidas em ambos os agrupamentos escolares existentes no Município do Cartaxo, nomeadamente nos Jardins de Infância da Lapa, Pontével, Vale da Pedra, Vale da Pinta, e de Vila Chã de Ourique. Estas, igualmente, serão promovidas quer durante os períodos letivos quer durante as interrupções desses mesmos períodos.

De acordo com a Câmara Municipal, as AAAF têm “particular relevância”, na medida em que estas “contribuem para a formação integral das crianças e articulam com as famílias uma ocupação útil e consequente dos tempos não letivos, assegurando um horário flexível, compatível com as necessidades dos pais e encarregados de educação”.

A implementação das AAAF é da competência do município, no âmbito de Protocolo de Cooperação estabelecido com os Ministérios da Educação e do Trabalho e Solidariedade.

Com o protocolo ontem assinado, a autarquia compromete-se a colaborar com os parceiros envolvidos na coordenação deste projeto, assim como a ceder os espaços escolares, em articulação com os dois agrupamentos, assegurando os custos inerentes à sua utilização nos períodos em causa.

O apoio financeiro previsto neste protocolo será no “montante máximo” de quinze mil euros, a serem entregues à Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. Sancho I – Pontével, considerando que este agrupamento engloba cinco jardins de infância, cujo valor a ser atribuido por cada um seja superior a três mil euros.

A Associação de Pais terá como responsabilidade a planificação das atividades e a contratação de técnicos que assegurem a realização das mesmas – música e motricidade -, assim como a aquisição do material necessário.

Na cerimónia de assinatura do Protocolo, o presidente da câmara, Pedro Ribeiro, destacou o “excelente trabalho” resultante desta parceria no passado e mostra-se otimista perante o futuro.

“Destaco a atitude proativa da Associação de Pais, que procura sempre envolver-se na resolução das questões e fazer parte da solução. Destaco ainda o apoio dos Agrupamentos, imprescindível para poder prestar este apoio às crianças do pré-escolar do nosso concelho”, foram as palavras do autarca, citado no mesmo comunicado.

Estiveram ainda presentes na assinatura do protocolo Ana Belchior, Ana Carreira e Nelson Paulino, a representar a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével; Luís Bruno da Cunha Lourenço, do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével; António José Pinto, do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo.

Fonte: CM Cartaxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *