O Festival Materiais Diversos chega ao Cartaxo no dia 1 de outubro com várias propostas de espetáculos.

Um deles é o caso da instalação Selva Coragem, do Teatro do Frio, patente na Galeria Municipal José Tagarro de 1 a 5 de outubro, que será construída a partir das plantas emprestadas pelos habitantes locais.

A Selva Coragem é um projeto de criação interdisciplinar, com forte componente BIOinstalativa, que “articula arte sonora, escrita dramatúrgica e performance com perspetivas sobre o que é sustentabilidade, biodiversidade e qualidade de vida no tecido urbano”, escreve a autarquia em comunicado.

Esta “matéria verde e viva”, cheia das memórias e significados que cada um atribui às plantas de que cuida, será alvo de discussão e a base para criar uma grande escultura vegetal e sonora, uma “pequena selva colaborativa”, que acolherá no seu interior diferentes espaços para estar, ouvir, conversar ou contemplar.

A sua intenção é aprofundar inquietações ambientais e artísticas, propondo misturar e equilibrar pessoas e territórios: Europa com América Latina, animal com humano, sabedoria popular e discurso artístico, cultura com natura; inspirar e desafiar o diálogo, o frente a frente e o lado a lado, a escuta e a criação como forma alternativa de construção.

Tem até hoje para emprestar as suas plantas à Selva Coragem, que serão devidamente identificadas e cuidadas durante o desenvolvimento do projeto e, no final, devolvidas aos seus donos. O empréstimo decorre entre os dias 24 de setembro e 5 de outubro.

Pode participar com qualquer tipo de planta:
— Enormes, grandes, médias, pequenas, micro;
— Esguias e frondosas, de todas as densidades e alturas;
— Árvores, arbustos, catos, suculentas, ervas aromáticas, etc.;
— De diferentes colorações, com ou sem flor, verticais ou sinuosas; com a copa explodindo em todas as direções ou pendendo para o chão.

Os interessados podem contactar a Materiais Diversos através do email info@materiaisdiversos.com ou do telemóvel 914607710.

Fonte: CM Cartaxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *