De 26 de setembro a 4 de outubro, o Cartaxo recebe a Semana da Saúde, iniciativa organizada pela Câmara Municipal do Cartaxo, em parceria com entidades públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, que desenvolvam atividade na área da saúde e promoção de estilos de vida saudáveis.

Durante oito dias, vão decorrer sessões de informação e apresentações temáticas com a participação de técnicos, instituições e especialistas, com o objetivo de refletir sobre temas como os perigos do tabagismo, a importância do aleitamento materno ou os direitos em saúde.

A sessão de abertura da Semana da Saúde decorrerá às 15h00 de dia 26 de setembro, quinta-feira, no Centro Cultural do Cartaxo. A sessão contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Pedro Ribeiro, da vereadora do pelouro de Ação Social e Saúde, Elvira Tristão e de representantes da associação A Farpa que apresentarão o Projeto de Descentralização de Cuidados de Saúde Mental – Inclusivamente.

No dia 28, sábado, a Semana da Saúde instala-se todo o dia na rua, mais precisamente na Praça 15 de Dezembro, para oferecer à população a Feira da Saúde e Bem-Estar – espaço de encontro entre utentes e instituições públicas e privadas que desenvolvem atividades e projetos nesta área.

Esta é a quinta edição do evento que pretende divulgar os serviços e respostas existentes no concelho, no que respeita à saúde, para além de promover hábitos de vida saudáveis. Ao longo do dia – entre as 10h00 e as 18h00 –, para além de poder participar em rastreios gratuitos, visitar os espaços de empresas e IPSS instalados no espaço da Feira, o público poderá ainda assistir e participar em atividades desportivas e culturais.

O programa da Feira da Saúde inclui ainda as presenças do Projeto Geração Saudável e do Hospital da Bonecada. A partir das 10h30, a Praça 15 de Dezembro acolherá o Tiro com Arco e o Tumbling do Ateneu Artístico Cartaxense, o Boccia do Programa Municipal Viver Mais Viver Melhor e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, o Karaté Oikka Portugal, da Sociedade Filarmónica Cartaxense, a Tuna e a Classe de Ginástica da Universidade Sénior do Cartaxo.

O Karaté da Escola Paula Matias estará na zona envolvente à Praça de Touros e, durante a tarde, das 12h00 às 18h00, a Federação Portuguesa de Ciclismo abrirá a Pista de Ciclismo para Crianças a todas e a todos os pequenos aventureiros das duas rodas.

Especialmente direcionado para trabalhadores da área de ação social e saúde, técnicos e cuidadores, mas aberto a toda a população, a Câmara Municipal organiza ainda o Encontro de Intervenção Social do Concelho do Cartaxo que, nesta sétima edição, terá como tema o a Proteção e Acompanhamento dos Idosos Dependentes.

A ação terá lugar no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, no dia 4 de outubro, das 9h30 às 17h00 – a inscrição é gratuita, mas obrigatória. Para mais informação sobre este Encontro, os interessados devem contactar a Área de Ação Social e Saúde, através do telefone 243 701 260 ou do e-mail asocial@cm-cartaxo.pt.

Fonte: CM Cartaxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *