No concelho do Cartaxo o valor de abstenção nestas eleições europeias foi de cerca de 67%, ao contrário dos 66% de há cinco anos.

Dos quase 7 mil votantes, 37,31% elegeram o PS, fazendo deste o partido mais votado não só no concelho mas também em todas as seis freguesias do Cartaxo. A seguir, o PSD, a registar 14, 19% de votos. O ‘top 5’ dos partidos mais eleitos pelos cartaxenses é ocupado pelo Bloco de Esquerda, CDU e PAN (com 10,87%, 8,28% e 5,66% dos votos, respetivamente). 

Com menos de 100 votos no concelho, os partidos menos votados nestas eleições, foram o Nós, Cidadãos, PCTP/MRPP, Iniciativa Liberal (IL), o PNR, o PURP, o PDR, o MAS e o PTP, sendo estes dois últimos os partidos menos votado no Cartaxo, com apenas 18 votos cada. Em relação ao valor de votos brancos e nulos, este foi quase 7%.

Estes resultados não diferem dos resultados a nível nacional, com a diferença que, em todo o território nacional, o CDS foi o quinto partido mais votado, e o Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), o sexto. 

Relembre-se que, após este sufrágio, conseguiu-se eleger 21 deputados para o Parlamento Europeu, sendo nove mandatos do Partido Socialista (PS); seis do Partido Social Democrata (PSD); dois do Bloco de Esquerda; dois da Coligação Democrática Unitária (CDU); um do CDS; e um do PAN. 

As próximas eleições europeias realizam-se em 2024.

Fonte: Ministério da Administração Interna

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *