João Carvalho Ghira, engenheiro agrónomo e natural do Cartaxo, morreu esta quinta-feira vítima de causas naturais. A autarquia expressa as suas condolências e destaca o seu percurso no mundo vitivinícola.

O engenheiro, uma figura de relevo no panorama nacional, foi distinguido com o prémio ‘Personalidade do Vinho’ durante a Festa do Vinho do Cartaxo de 2009. No seu percurso profissional destacam-se os cargos de presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) da Estremadura e Lisboa.

João Carvalho Ghira, que frequentou os estudos superiores no Instituto Superior de Agronomia, prestou ainda assessoria técnica em diversos gabinetes de membros do Governo. De entre as suas obras editadas, destaca-se ‘Vinhos da Estremadura’, da coleção Enciclopédia dos Vinhos de Portugal. É ainda considerado “um dos grandes responsáveis pela evolução qualitativa do vinho português”, explica a autarquia em comunicado de imprensa.

No dia 30 de abril, o Conselho Diretivo da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) irá realizar uma Homenagem Nacional a João Carvalho Ghira, a propósito da comemoração do 12º aniversário da associação, que terá lugar no Cartaxo.

“Neste momento de consternação e dor, devemos lembrá-lo pela entrega, dedicação e devoção ao sector vitivinícola. Tendo sido, um dos grandes responsáveis pela evolução qualitativa que o vinho português conheceu nas últimas três décadas. Reitero os mais profundos votos de condolências à sua Família”, lamenta Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, citado no mesmo comunicado.

Fonte: CM Cartaxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *