6 março 2018

OPE 2017

As escolas vencedoras do Orçamento Participativo Escolar, promovido pelo Município do Cartaxo, vão receber amanhã, 7 de março, os prémios que conquistaram em 2017.

Sala Digital foi o projeto apresentado pelos alunos da Escola Básica N.º 2 do Cartaxo ao qual os alunos do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo atribuíram 45 dos 156 votos possíveis.
O projeto dos alunos da Escola Básica de Vale da Pinta venceu no Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével com o projeto Reabilitação do Parque Infantil e da vedação rústica dos espaços ajardinados, ao conquistar 21 dos 89 votos possíveis.

O projeto piloto do Orçamento Participativo Escolar (OPE) decorreu durante os meses de maio e junho de 2017, em todas as escolas do 1.º Ciclo do concelho e envolveu cerca de oito centenas de crianças do 1.º ao 4.º ano de escolaridade. A iniciativa teve uma dotação orçamental de 5 mil euros, dos quais foram atribuídos 2 mil e 500 euros a cada agrupamento de escolas do concelho, para a execução do projeto vencedor. ​

Pedro Magalhães Ribeiro considera que “o entusiasmo das crianças e dos professores, a responsabilidade e ponderação colocados nos projetos, que tiveram sempre o cuidado de serem propostas úteis a todas as crianças, justificam que o investimento disponível seja reforçado, passando para o dobro. Em 2018, as crianças poderão decidir sobre o uso a dar a 10 mil euros do orçamento municipal.”

A Escola Básica Nº 2 Cartaxo, do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, vai ser a primeira a receber o prémio que conquistou. A “Sala Digital” será inaugurada amanhã, às 10h30. Já a Escola Básica de Vale da Pinta, recebe também amanhã, 7 de março, um cheque com o valor total do prémio que lhe cabe – 2 mil e 500 euros, às 11h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *