0 0
Read Time:2 Minute, 45 Second

Uma parceria estabelecida entre a autarquia do Cartaxo e Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) prevê vantagens financeiras para estudantes do concelho. Desta forma, podem ter até 50% de desconto nas despesas de candidatura, matrícula e propinas.

No âmbito deste acordo, já estão disponíveis quatro cursos de pós-graduação para frequentar no concelho. Ao mesmo tempo, a Câmara Municipal vai atribuir bolsas de estudo para a frequência de ensino superior já no próximo ano letivo.

Estas condições foram apresentadas na passada quinta-feira, dia 16 de fevereiro, no Auditório Municipal Quinta das Pratas. Aqui, estiveram presentes duas centenas de alunos do 12.º Ano, da Escola Secundária do Cartaxo, para uma apresentação que deu a conhecer estas vantagens. Recorde-se que o acordo, entre as duas entidades foi celebrado no final do ano passado e prevê, entre outras vantagens, condições especiais de acesso e frequência dos cursos de licenciatura.

Entre as condições especiais que a UAL oferece, destacam-se as condições financeiras que permitem a estudantes do concelho que ingressem no ensino superior pela primeira vez, com uma média de pelo menos 13 valores, usufruir de um desconto de 40% nas propinas, acrescido das condições específicas para o concelho do Cartaxo – mais 50% desconto na inscrição e na matrícula e mais 10% nas propinas.

Jorge Tavares, Diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, Ricardo Borges, Coordenador do Centro de Transferência de Conhecimento da UAL, Manuel Serejo, Diretor de Comunicação, Diretor de comunicação da UAL, Ricardo de Sá, aluno da UAL, Ana Trindade, da área de Comunicação da UAL e Maria de Fátima Vinagre, Vereadora da Câmara Municipal do Cartaxo e responsável pela área de Educação da autarquia, conduziram a sessão de esclarecimento e apresentação da UAL e do acordo com a autarquia.

Câmara Municipal do Cartaxo defende que qualificação de munícipes é estratégica para o desenvolvimento do concelho

Maria de Fátima Vinagre, vereadora com os pelouros da Educação e de Recursos Humanos na autarquia, afirmou, no encerramento da sessão, o empenho da Câmara Municipal na construção de parcerias que possam ser promotoras e facilitadoras do acesso quer de jovens, quer de adultos, a formação e qualificação técnica e académica, de elevada qualidade que possam ser diferenciadoras na habilitação dos recursos humanos do concelho, com vista à qualidade de vida da população, desenvolvimento empresarial e atratividade do território.

Foi âmbito do trabalho da autarquia nesta área, que conduziu ao acordo de cooperação com a UAL, que o Cartaxo passou a ser um dos concelhos onde a instituição de ensino disponibiliza cursos de pós-graduação – estão disponíveis inscrições para pós-graduações em Gestão de Negócio do Vinho, Gestão de Projetos, Proteção de dados, Técnico Auxiliar de Farmácia.

O acordo de cooperação permite, ainda, que os munícipes do Cartaxo possam aceder a licenciaturas em condições muito vantajosas, com descontos no valor de inscrições e propinas que podem ir até 50% do valor normalmente cobrado pela instituição.

Para além deste acordo com a instituição de ensino superior, Maria de Fátima Vinagre informou que a Câmara Municipal do Cartaxo prevê atribuir, já no próximo ano letivo, bolsas de estudo para estudantes do ensino superior, a alunos residentes no concelho – cujo regulamento está em fase de preparação pelos serviços municipais.

A autarquia e a UAL disponibilizam toda a informação no site ctc.autonoma.pt/formacao/.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %