
“As Mulheres Socialistas do Cartaxo (MS-ID) reuniram-se com Hugo Sousa, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACES), e Corina Freire, enfermeira, coordenadora da Unidade de Cuidados Comunitários do Cartaxo (UCC), com representantes dos Cuidados de Saúde Personalizados Unidade (UCSP) Dr. André Garcia aborda questões de saúde na cidade do Cartaxo.
Para Ana Bernardino, coordenadora do MS-ID do Cartaxo, o sector da saúde “é uma prioridade para as nossas intervenções, e temos de estar em contacto próximo com os profissionais de saúde e com todos os que trabalham diariamente na nossa cidade, quais são as prioridades Intervenções Segundo o ACES Lezíria, cerca de 24% dos utentes da cidade do Cartaxo não têm médico de família, “Este número preocupa-nos muito, porque o número de médicos de família é inferior à média da Lezíria, porquê? Este número fala de uma falta de cuidados de saúde.
“Perante a “falta de condições de trabalho dos profissionais de saúde e de acolhimento dos utentes”, a coordenadora do MS-ID considera que “para os profissionais de saúde é muito claro que o Cartaxo precisa urgentemente de construir um novo centro de saúde, pelo menos queremos trabalhar com Câmara Municipal Conheça o trabalho que foi feito para concretizar este investimento.” Recorde-se que em missão anterior foi anunciada a construção de um novo centro de saúde no Cartaxo no âmbito do Programa de Recuperação e Reabilitação (PRR).
Está agora agendada uma reunião de trabalho com profissionais de saúde da USF D. Sancho I de Pontével para fazer um balanço da situação sanitária em todo o seu território, que inclui Valada e o prolongamento sanitário de Vale da Pedra.”