Depois de dois anos, está de volta a Feira de Todos os Santos e a mostra empresarial do Cartaxo, ao Pavilhão Municipal de Exposições e ao Campo da Feira, entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro. No pavilhão interior, vão estar empresas e empresários para dar corpo à ExpoCartaxo, que oferece a cada visitante a oportunidade de descobrir projetos únicos e serviços de excelência.
Os grandes destaques desta edição da Feira de Todos os Santos será o concerto de João Pedro Pais, marcado para esta sexta-feira, às 22h00, e ainda a Corrida de Touros do Dia de Todos os Santos, no dia 1 de novembro, na Praça de Touros.
Para este sábado, está ainda marcado, no Pavilhão Municipal de Exposições, a Festa da Chita, às 21h30, e onde se irá eleger o Melhor Vestido de Chita/Prémio Estini. O desfile irá contar com a presença das seis Rainhas das Vindimas das freguesias do concelho, que vão mostrar as criações das costureiras da sua terra.
O Prémio Estini vai contar ainda com a atuação do Grupo de Cantares da Associação Filarmónica União Lapense (AFUL). Ao mesmo tempo, os visitantes da Feira e da ExpoCartaxo poderão ainda visitar a mostra de cerca de vinte vestidos de chita antigos, alguns ainda feitos pela modista Estini (Maria Ernestina Xavier), conhecida costureira e modista do Cartaxo.
Ao mesmo tempo, destaque também para a música tradicional portuguesa e o folclore, que vão chegar pela arte dos ranchos folclóricos do concelho e das coletividades que honram as tradições ribatejanas. No entanto, a Feira vai andar também por outros espaços da cidade, ou seja, nas montras do comércio local, que vão expor fotografias e o Mercado Municipal do Cartaxo vai receber um concerto com Pierre Aderne, a ‘Rua das Pretas’, na segunda-feira, dia 31 de outubro, às 21h30, com entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.
O evento começa no dia 28 de outubro, às 16h00, com a inauguração da exposição ‘Alma do Lugar’, de Nicole Sanchez, nas lojas do comércio local. Depois, pelas 19h00, haverá a cerimónia de inauguração do certame, no Pavilhão de Exposições, contando com a atuação da Banda da Associação Filarmónica União Lapense.