0 0
Read Time:3 Minute, 0 Second

A Câmara Municipal do Cartaxo estabeleceu esta quinta-feira, dia 11 de agosto, o acordo de colaboração com a Movijovem, de forma a criar Cartão Jovem Municipal, que estará disponível aos jovens do concelho do Cartaxo.

Assim, a autarquia vai dar vantagens aos jovens que queiram desenvolver os seus projetos empresariais no território, assim como, àqueles que pretendam reabilitar imóveis, com reduções das taxas de urbanismo que poderão atingir 90% do valor previsto.

A imagem do Cartão Jovem Municipal foi escolhida em Conselho Municipal da Juventude, de entre vários trabalhos apresentados pelas turmas de 10.º, 11.º e 12.º ano de Artes Visuais da Escola Secundária do Cartaxo. O Conselho escolheu a ilustração original da aluna Beatriz Cavaleiro, de 16 anos, aluna do 10.º ano, que participou na cerimónia de assinatura do acordo acompanhada pelos seus pais e pela professora de artes visuais, Fátima Vaz Pereira.

O Cartão Jovem Municipal é uma modalidade do Cartão Jovem E.Y.C. (European Youth Card) que adiciona, às tradicionais vantagens nacionais e europeias, outros benefícios específicos oferecidos por entidades públicas e privadas do concelho. Este cartão pode ser adquirido por residentes no concelho do Cartaxo, com idade entre os 12 e os 29 anos, inclusive.

O cartão já está disponível para aquisição no site da Movijovem e conta, nesta fase inicial, com descontos nas entradas para o Museu Rural e do Vinho e nos eventos organizados pela autarquia no Centro Cultural do Cartaxo e no Pavilhão Municipal de Exposições, assim como, a redução de taxas no âmbito de operações urbanísticas que podem chegar aos 90%, em casos de reabilitação de imóveis, deslocalização de atividades com impactos negativos para fora de áreas residenciais ou com especial interesse económico e social, que impliquem a criação ou aumento de postos de trabalho.

Durante a cerimónia, Pedro Ferreira Reis, vice-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e responsável pelo pelouro da Juventude, destacou a importância de manter no território os “mais novos, aqueles que pelo seu potencial de intervenção social e de inovação, podem assegurar a sustentabilidade futura do território e da própria comunidade”. Para o autarca,  “é urgente dar passos seguros na criação das melhores condições possíveis para que os jovens se queiram fixar no concelho. É preciso que o sintam como seu e que saibam que se aqui quiserem desenvolver os seus projetos profissionais, terão vantagens”, afirmou, destacando “as reduções de taxas para jovens que, com os seus projetos, criem postos de trabalho ou optem pela reabilitação de imóveis para aqui fixar residência”.

Para já, há doze empresas do concelho que aderiram a este projeto, sendo que a autarquia quer criar “uma rede muito alargada de empresas, de comerciantes, que queiram participar com objetivo comum, o de oferecer vantagens aos jovens que escolham a nossa terra para estudar, viver e trabalhar”.

O acordo de colaboração foi subscrito pelo vice-presidente da Câmara Municipal e por Inês Drummond, vogal da Direção da Movijovem. Na cerimónia de assinatura esteve também presente a diretora da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, do IPDJ, Eduarda Marques.

Como adquirir o Cartão Jovem Municipal do Cartaxo

Os jovens interessados em adquirir o Cartão Jovem Municipal, por um valor reduzido em relação ao custo habitual, devem contactar a autarquia, para o e-mail juventude@cm-cartaxo.pt, solicitando previamente o código promocional que lhes permitirá inscrever-se online para receberem o cartão digital com a redução de valor.

Para solicitar o código promocional, enviar e-mail a juventude@cm-cartaxo.pt, sendo que, para inscrição e aquisição do cartão, deverá aceder ao site https://cartaxo.cartaojovem.pt/.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %