O presidente da Câmara do Cartaxo, João Heitor, acompanhado dos vereadores com pelouros, está durante esta semana reunido com os presidentes das juntas de freguesia do concelho, de forma a identificar os problemas “mais prementes e cuja solução deve integrar a delegação de competências nas juntas de freguesia”.
A União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta foi a primeira freguesia a receber, na manhã de dia 25 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, o vice-presidente, Pedro Reis e as vereadoras Maria João Oliveira e Maria de Fátima Vinagre, para um conjunto de visitas que têm como objetivo construir “em parceria com os autarcas de freguesia, o que serão os acordos de execução do mandato”, explicou João Heitor, citado em nota de imprensa.
O presidente da Câmara Municipal acrescenta ainda que esta semana de visitas é uma de muitas que deverão decorrer ao longo do mandato. Com estas visitas, João Heitor quer reforçar a intervenção das juntas de freguesia em áreas como a manutenção dos espaços verdes, a limpeza e conservação das vias e espaços públicos, a manutenção do mobiliário urbano ou os estabelecimentos de ensino.
“Pedimos aos presidentes de Junta de Freguesia que nos conduzissem numa espécie de banho de realidade que nos permita decidir melhor quando tivermos de alocar os recursos da Câmara Municipal, que são muito escassos, a cada um dos problemas que estão por resolver”.
No entender do autarca, “delegar competências é entregar às juntas de freguesia a capacidade de decisão e os meios para intervirem diretamente território por considerarmos que, pela proximidade às pessoas e o conhecimento profundo do que é urgente, podem fazer mais e melhor”.