No passado dia 10 de dezembro, sexta-feira, a Câmara Municipal assinalou o 206.º aniversário de elevação do Cartaxo a Concelho, com uma cerimónia no Centro Cultural do Cartaxo (CCC), na qual se entregou diplomas e medalhas de mérito aos trabalhadores da Câmara Municipal que perfazem 25 anos de serviço e a outras personalidades da terra que se destacaram em várias áreas.
Para além dos trabalhadores da Câmara Municipal que completaram 25 anos ao serviço do município, também a Proteção Civil e os trabalhadores do serviço de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos e Limpeza Urbana foram homenageados pelo trabalho que prestaram ao município durante o período de confinamento.
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor, acompanhado pelo vice-presidente, Pedro Reis, e pelas vereadoras Maria João Oliveira e Maria de Fátima Vinagre, recebeu no palco do CCC cada um dos elementos do corpo de Bombeiros Municipais e da Proteção Civil, assim como, do serviço de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos e Limpeza Urbana, para lhes entregar “o reconhecimento pelo serviço público essencial que prestam à nossa comunidade”, e que “nunca tiveram a oportunidade de interromper as suas funções devido à pandemia”, conforme afirmou o autarca no discurso de encerramento da cerimónia.
João Heitor afirmou ainda que “estas mulheres e estes homens foram e são referência pela entrega à missão que cumprem diariamente”, deixando o desafio de “imaginar a nossa vida sem estas pessoas – as mulheres e os homens que trabalham na recolha de resíduos e higiene urbana, ou sem os bombeiros, ou sem a proteção civil”.
A homenagem simples, mas de elevado valor simbólico “é um modo de vos dizermos que são pessoas fundamentais à nossa comunidade e que contamos muito convosco”, afirmou o presidente da Câmara Municipal porque “são pessoas que todos os dias resolvem problemas, constroem soluções e acrescentam valor. O autarca agradeceu também os serviços prestados “ao longo de 25 anos pelos trabalhadores que hoje aqui receberam o reconhecimento merecido”.
Agricultura e agricultores distinguidos pelo executivo municipal com Medalha e Diploma de Mérito
No decorrer da cerimónia foi ainda entregue a Medalha e o Diploma de Mérito Municipal a Joaquim Pedro Torres, organizador da Agroglobal, pelo trabalho em prol do desenvolvimento agrícola e da valorização do agricultor, assim como, pelas suas qualidades humanas, perseverança e espírito empreendedor que contribuíram para elevar o mundo rural e a agricultura a um nível de excelência e modernidade.
O presidente da Câmara Municipal explicou que com a Medalha e o Diploma de Mérito atribuídos a Joaquim Pedro Torres, “prestamos homenagem à figura do agricultor e a todos aqueles que, no nosso concelho, mas também na região e no país, promovem a agricultura”. João Heitor destacou o percurso profissional de Joaquim Pedro Torres e o seu trabalho no concelho, com destaque para a organização da Agroglobal, em Valada, entre 2009 e 2021.
Referindo que “o Eng. Joaquim Pedro Torres, representa um setor com grande impacto económico e social no concelho do Cartaxo”, o autarca explicou que “esta homenagem é testemunho da nossa vontade de estar mais perto dos agricultores, de estar ao seu lado na criação de condições para que a agricultura se mantenha como atividade económica central no desenvolvimento do nosso concelho, tanto quanto, de diferenciação territorial”.
Por impedimento de Joaquim Pedro Torres – que participou na cerimónia com uma mensagem gravada em vídeo –, a Medalha e o Diploma de Mérito foram entregues a António Fardilha, em substituição de Joaquim Pedro Torres. O 1.º secretário da Assembleia Municipal, José Augusto Jesus, foi o responsável pelo discurso de abertura da cerimónia, tendo dado destaque ao enquadramento histórico da elevação do Cartaxo a Concelho, assim como à necessidade de manter o foco na criação de melhores condições de vida.
Na sua intervenção, José Augusto Jesus deixou uma mensagem desafiante para os que governam o concelho: “que a sua ação possa contribuir para a criação de melhores condições de vida para a nossa comunidade”, disse o autarca, que representou a Assembleia Municipal na cerimónia, por impedimento do seu presidente, Paulo Neves.
A cerimónia contou com a presença em palco de dois jovens guitarristas, Ginestal Martins e André Ribeiro, cuja atuação abriu e encerrou a emissão em direto. O evento foi apresentado pela Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo, Rita Alves, e contou com o apoio em palco do Rei das Vindimas, Bruno Lopes, da 1.ª Dama de Honor, Joana Miranda e de Viviana Figueira, que ganhou o Prémio Vítor de Sousa.
Devido à Covid-19 às medidas de prevenção de contágio, o evento contou apenas com os membros do executivo municipal, da Assembleia Municipal, presidentes de Junta de Freguesia e representantes de órgãos de comunicação social, assim como as famílias dos homenageados.