A Equipa de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), dos Bombeiros Municipais do Cartaxo participou, na passada quinta-feira, dia 12, numa ação de formação que “integra o plano de formação regular que esta equipa tem vindo a cumprir desde 2019”, afirmou Vítor Rodrigues, Adjunto do Comando da corporação.

Os Bombeiros Municipais do Cartaxo têm uma equipa de intervenção multidisciplinar “com competência técnica para dar resposta a eventos onde as falhas de elementos estruturais causem colapso de infraestruturas”, explica a autarquia em comunicado. A Equipa BREC tem ainda “formação para atuar em operações de longa escala, em conjunto com outras equipas”.

Esta é constituída por treze elementos da corporação “preparados e habilitados para responder em diversas áreas de organização e inicio de operações, em locais remotos e em situação de catástrofe, fazendo busca e resgate em estruturas colapsadas, abertura de acessos, escoramentos de emergência e movimentação de cargas”, explicou Vítor Rodrigues, citado na mesma nota.

Para o presidente da Câmara Municipal, Pedro Ribeiro, a constituição da Equipa BREC em 2019, “foi mais um passo para dotar os Bombeiros Municipais do Cartaxo com competências que permitem aos homens e mulheres da nossa corporação integrar operações de longa escala e trabalhar em conjunto com equipas especializadas, a nível nacional e internacional”.

O autarca destaca ainda que “esta equipa é única no distrito de Santarém e das poucas a nível nacional”, constituindo-se como “mais um motivo de orgulho para o concelho”, referindo que os Bombeiros Municipais do Cartaxo “continuam a preparar-se diariamente, reforçando as suas competências em diversas áreas técnicas, apesar do enorme trabalho de apoio à população a que foram chamados no âmbito da pandemia da Covid-19”.

O presidente da Câmara Municipal lembrou ainda que a equipa BREC já participou em ações de formação e exercícios de “elevado nível de exigência”, com destaque para a formação especializada ministrada pela Escola Portuguesa de Salvamento e para a participação no exercício Europeu de Proteção Civil “CASCADE19”.

Este foi o “maior de sempre em território nacional”, e foi organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima e cofinanciado pela União Europeia, que mobilizando “mais de 600 operacionais de cinco países da Europa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *