A Câmara Municipal do Cartaxo vai organizar, pela primeira vez, um evento que pretende ir ao encontro às necessidades das empresas e dos jovens que ainda não sabem que profissão seguir.

O Cartaxo Youth Summit acontece nos dias 6 e 7 de março, no Pavilhão Municipal de Exposições, e tem como objetivo principal “apresentar uma vasta oferta de ensino, formação e saídas profissionais”.

Este evento “procura unir a experiência de profissionais e professores com as ambições de empresários e os anseios dos jovens estudantes”, procurando ser “um grande encontro entre profissionais, professores, empresários e estudantes, empenhados em encontrar a melhor solução”, explica a autarquia em comunicado.

O certame pretende dar as inúmeras ofertas educativas, formativas e saídas profissionais, onde universidades públicas e privadas, centros de formação profissional e instituições públicas de educação e formação – de vários locais do país -, estarão disponíveis não apenas para dar informação, mas também para mostrar, na prática, o que se faz nas mais variadas áreas.

Para Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, o ‘Cartaxo Youth Summit’ “é um ponto de encontro muito vantajoso para todos” os envolvidos, onde se pretende que aqueles que planeiam “a oferta educativa tenham a perceção daquilo que os territórios vão precisar”, de forma a “garantir não apenas a empregabilidade daqueles que procuram formação profissional, mas também dar resposta às necessidades reais das empresas”, defende o autarca, citado na mesma nota.

Espaço vai ter área para conferências e workshops

Para além dos espaços reservados aos diversos parceiros, haverá ainda uma área para conferências e workshops que, ao longo dos dois dias do evento, vai receber apresentações de Universidades, Institutos Politécnicos, Escolas de Ensino Superior, entre outros, sobre a sua oferta formativa, mas também abordando outros temas de interesse, como por exemplo a possibilidade de estudar no estrangeiro.

Neste espaço será também possível experimentar cada uma das profissões e “perceber se aquela profissão com que sempre sonhou é, afinal, a profissão certa”. Estas demonstrações vão desde a cozinha e pastelaria, passando pela mecânica automóvel, ótica ocular, estética, gestão de redes e sistemas informáticos, robótica, mecatrónica, soldadura, fotografia, entre outras.   

Talentos locais também vão passar por aqui

A dinamização cultural do evento é da responsabilidade da Associação Cultural Big Appetite 4 Music’, que dinamizará o palco LG #onestep4musicfest powered by Xboom. Neste, passarão novos talentos locais, “numa iniciativa que conta com o apoio das coletividades do município, e que pretende promover o que de melhor se faz no Cartaxo”.

Aqui, bandas, cantores a solo, DJs, produtores de música eletrónica, bailarinos a solo ou em grupo, vão mostrar o seu valor e lutar para vencer o grande prémio final: estar na plataforma final do #onestep4musicfest e poder atuar em vários palcos portugueses.

Este espaço vai contar ainda com concertos de bandas e cantores a solo, atuações e workshops de dança, aulas de fitness com a participação de ginásios, escolas e turmas de aulas de desporto, e ainda workshops de DJs e de produção musical.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *