Associações de solidariedade social, organizações públicas e privadas, empresas e instituições de ensino, técnicos e associações vão ocupar o centro do Cartaxo para mostrar produtos, serviços e atividades na área da saúde e bem-estar.

A Praça 15 de Dezembro, no Cartaxo vai ser o palco da Feira da Saúde e Bem-Estar. Hoje, sábado, entre as 10h00 às 18h00, a praça frente ao edifício-sede da Câmara Municipal vai acolher um extenso programa de atividades desportivas, culturais e de promoção de estilos de vida saudáveis.

Para além da presença de associações de solidariedade social, organizações públicas e privadas, empresas e instituições de ensino, a Feira da Saúde e Bem-estar vai contar ainda com a presença do Projeto Geração Saudável e do Hospital da Bonecada.

O primeiro é “um projeto de promoção e educação para a saúde”, desenvolvido pela Ordem dos Farmacêuticos e promovido por jovens farmacêuticos e estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

Já o Hospital da Bonecada é uma iniciativa “pioneira” da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, uma associação sem fins lucrativos. Trata-se de um hospital modelo no qual as crianças levam um boneco para ser tratado.

Aqui encontram diversos estudantes da área da saúde que vão acompanhar e promover o tratamento do boneco. Ao longo do percurso os medos das crianças “são transferidos para o boneco”, de forma a fazer com que, no futuro, uma ida ao hospital seja mais fácil para aquela criança. O objetivo da iniciativa é erradicar o “Síndrome da Bata Branca”.

Durante o dia, a Feira da Saúde e Bem-estar oferece ainda a possibilidade de efetuar diversos rastreios e de participar nas atividades desportivas programadas.

A Feira da Saúde e Bem-Estar decorre no âmbito da Semana da Saúde, organizada pela Câmara Municipal do Cartaxo e Rede Social, que integra um programa “muito alargado de eventos” que terão lugar de  26 de setembro a 4 de outubro.

A Farmácia Ereirense, a Clínica NES e a DECO – Defesa do Consumidor, estiveram hoje, dia 26 de setembro, na sede da União de Freguesias de Ereira e Lapa, localizada na Lapa, para darem à população a possibilidade de participar em rastreios gratuitos e numa sessão de esclarecimento e aconselhamento sobre direitos do utente em saúde.

Os rastreios decorreram no âmbito da Semana da Saúde, organizada pela Câmara Municipal do Cartaxo e Rede Social, com o apoio de mais de três dezenas de parceiros públicos e privados.

Durante a Semana da Saúde, os rastreios gratuitos vão passar por oito localidades ­e permitir a qualquer pessoa participar em ações de avaliação de pressão arterial, despiste de diabetes e colesterol, rastreios alimentares nomeadamente sobre informação do peso, índice de cintura e quadris, índice de massa corporal e sessões de esclarecimento e aconselhamento sobre os direitos do utente em saúde.

Estes rastreios vão funcionar sempre das 9h30 às 13h00. Depois da Ereira e do Cartaxo, estes continuam na segunda-feira em Vale da Pedra; no dia 1 de outubro em Vila Chã de Ourique; no dia 2 de outubro em Pontével, no dia 3 de outubro em Vale da Pinta e, em Valada, no dia 4 de outubro.

Fonte: CM Cartaxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *