A área de Educação e Juventude da Câmara Municipal do Cartaxo entregou, na passada sexta-feira, dia 6 de setembro, cerca de 950 volumes de fichas de estudo, a 350 alunos e alunas do concelho.

Esta entrega representa cerca de 9.500 euros de apoio direto às famílias. Estudo do Meio, Língua Portuguesa, Matemática e Inglês, são as áreas para as quais as crianças do 1.º ao 4.º ano do Ensino Básico, e beneficiários dos escalões I ou II da Ação Social Escolar (ASE), vão dispor de fichas de estudo.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Educação e Juventude, destacou a importância de garantir às famílias “este apoio suplementar, para que todas as crianças possam iniciar o ano letivo em igualdade de circunstâncias”.

Relembre-se que os manuais escolares são assegurados pelo Ministério da Educação. Para o autarca, citado em nota de imprensa, “as fichas de estudo, essenciais ao trabalho diário nas salas de aula, ainda não são asseguradas pela administração central”, pelo que “assumimos a sua aquisição e entrega às famílias”.

Para o presidente da Câmara, “apesar do enorme investimento nacional e autárquico para garantir o direito à educação e o direito de igualdade de oportunidades no acesso ao ensino, há ainda um longo caminho a fazer para que a escola pública continue a garantir uma comunidade coesa, sustentável e capaz de responder aos desafios do futuro”, pelo que todo o investimento “que assegure uma escola pública de excelência, é um investimento de interesse público”.

Fonte: CM Cartaxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *