Mário Júlio Reis encenou e adaptou a peça Um Episódio de Guerra, que o Kaspiadas, Grupo Cénico da Casa do Povo de Pontével, vai levar ao palco do Centro Cultural do Cartaxo no domingo, às 16h00.

Em palco estarão António Barra, Fernando Amorim, Filipe Rato, Filomena Calisto, Gonçalo Sereno, João Taveira, José Falagueira, Margarida Rodrigues, Mário Júlio Reis, Paulo Calisto, Pedro Neves e Tiago Santos.

A encenação da peça e a sua subida ao palco do CCC, decorrem no âmbito das Comemorações do Centenário da Morte de Marcelino Mesquita. O trabalho de pesquisa da Comissão das Comemorações leva a descoberta inesperada sobre autoria de ‘Um Episódio de Guerra’ e enriquece conhecimento sobre obra do dramaturgo.

Esta obra era conhecida a partir de uma cópia datilografada, não datada, existente na Casa do Povo de Pontével. Na era da tecnologia informática esse texto foi processado, impresso, fotocopiado, para fins de encenação e representação cénica em duas ocasiões: 1996 e 2006, respetivamente, no 140º e 150º aniversário do nascimento de Marcelino Mesquita.

“Sabendo-se da existência do manuscrito original na Biblioteca Municipal, no espólio do dramaturgo, optou-se por uma análise mais detalhada do seu conteúdo, na qual se desvendaram pormenores tão interessantes como o estilo caligráfico do autor, as suas anotações e até alguns desenhos alusivos aos cenários ou personagens”, explica a autarquia em comunicado.

Fonte: CM Cartaxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *