Os premiados nos concursos de Vinhos na Produção do Concelho do Cartaxo e do Tejo, que tiveram este ano a sua 35ª e 20.ª edição, respetivamente, foram conhecidos no primeiro dia da Festa do Vinho & Pão, no encerramento do seminário Da Vinha ao Vinho, Porque não com Pão, que decorreu no dia 30 de abril, no Pavilhão Municipal de Exposições.

No concurso do Concelho do Cartaxo, o primeiro prémio para o melhor tinto foi atribuído ao produtor Rui Manuel Silva Franco (Vinhos Rui Franco), o segundo à Adega Cooperativa do Cartaxo e o terceiro ao produtor António Manuel Gomes Faia. Nos brancos, foi a Sociedade Agrícola Casal do Conde a vencer o primeiro lugar, a Casa Agrícola Quinta do Falcão ficou em segundo e a terceira posição foi atribuída a Encostas do Avô – Marco Silvestre.

Na categoria Rosé, os três primeiros classificados, mantiveram-se exatamente como na edição de 2018 do mesmo concurso, com a Adega Cooperativa do Cartaxo a arrecadar de novo o primeiro lugar, a Pitada Verde – Produção Agrícola em segundo e a Sociedade Agrícola Casal do Conde, em terceiro.

“O vinho tinto de Rui Manuel da Silva Franco arrecadou também o prémio especial do júri – atribuído pela primeira vez nesta edição do concurso para distinguir o melhor vinho em todas as categorias”, escreve a organização em comunicado.

No Concurso de Vinhos Tejo, Rui Manuel da Silva Franco, de Pontével, no concelho do Cartaxo, venceu na categoria Tinto, a Enoport, de Rio Maior, recebeu o segundo lugar e a Sociedade Agrícola Cova da Caldeira, de Azambuja, o terceiro lugar. Na categoria Branco, venceu a Adega Cooperativa de Almeirim, a Quinta dos Penegrais, de António Carvalho Machado, de Rio Maior, recebeu o segundo prémio e a Sociedade Agrícola Cova da Caldeira, o terceiro. Nos rosés, a Sociedade Quinta da Ribeirinha, de Santarém, recebeu o primeiro prémio, a Sivac, SA, de Azambuja, o segundo e a Adega Cooperativa do Cartaxo, arrecadou o terceiro lugar da classificação.

Foram ainda atribuídas menções honrosas em todas as categorias dos dois concursos.

“As provas dos dois concursos tiveram José Rodrigues como presidente do júri que contou com nove provadores – Pedro Gil, Maria Vicente, Francisco Cruz Ferreira, Carlos Sardinha, Maria Lucinda Carvalho, Verónica Pereira, Helena Mira, António Gaspar e Hernâni Magalhães”, lê-se ainda na mesma nota.

Fonte: CM Cartaxo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *