27 junho 2018

Já são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo Escolar (OPE) 2018.
O projeto dos alunos da Escola Básica N.º 1 de Pontével venceu no Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, com 35 votos dos 96 pequenos eleitores. Já no Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita o projeto que reuniu mais votos foi o dos alunos da Escola Básica N.º 3 do Cartaxo, com 69 em 240 possíveis.

“OPErAr-te”, o projeto vencedor em Pontével, propõe o desenvolvimento das atividades de expressão plástica, dramática e musical, em articulação com as áreas de Português, Estudo do Meio e Matemática, para fomentar a mudança em professores e alunos, imposta por “uma sociedade, sempre em transformação, que exige cidadãos cultos, comunicativos, flexíveis e criativos”.

No Cartaxo o projeto “Na escola conforto e bem-estar não pode faltar” aposta na melhoria das infraestruturas, com ar condicionado nas salas de aula e equipamentos desportivos como novas tabelas de basquetebol e redes de voleibol.

O OPE tem uma dotação orçamental de 10 mil euros, dos quais são atribuídos 5 mil euros a cada agrupamento de escolas do concelho, para a execução dos projetos vencedores – o dobro de 2017.

A iniciativa decorreu durante o mês de maio e junho em todas as escolas do 1.º Ciclo do concelho e envolveu mais de 800 crianças, do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, com mais de trezentos pequenos eleitores presentes nas assembleias de voto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *