24 maio 2018

Alunos e alunas do ensino básico e secundário ocuparam o salão nobre do edifício sede do município do Cartaxo, sentaram-se nos lugares dos eleitos municipais e cumpriram a função de fiscalizar o executivo, em duas sessões da Assembleia Municipal Jovem.

A Assembleia Municipal do Cartaxo reuniu, nos dias 16 e 17 de maio em duas sessões em que os membros eleitos deram o lugar aos jovens que frequentam o ensino básico e o ensino secundário em estabelecimentos de ensino do concelho – mais de sete dezenas de alunas e alunos dirigiram perguntas aos membros do executivo, apresentaram e votaram propostas, debatendo os problemas que afetam as suas escolas, tanto quanto o concelho e cumprindo assim as suas funções no órgão fiscalizador e deliberativo, para o qual tomaram posse por algumas horas.

Depois de tomarem conhecimento do juramento a que estão obrigados os eleitos municipais – de cumprir com lealdade as funções que lhes são confiadas –, elegeram por voto secreto os membros da mesa e passaram a organizar os trabalhos.

Carlos Eugénio Galelo, Provedor do Munícipe e Augusto Parreira, Presidente da Assembleia Municipal, foram os responsáveis por dar as boas vindas aos jovens, enquanto Fernando Amorim, vice-presidente e Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal foram convocados, no dia 16 e no dia 17 de maio, respetivamente, para prestarem os esclarecimentos que os jovens deputados lhes exigiram. Na assistência, professores, familiares dos jovens e eleitos municipais, garantiram elevada participação em ambas as sessões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *