A Ponte D. Amélia, que liga os concelhos de Cartaxo e Salvaterra de Magos, está com problemas de tráfego rodoviário devido à presença de camiões de grande porte. Estes veículos continuam a circular na ponte, apesar de a sua circulação ser proibida no local. Isso tem causado grandes congestionamentos e manobras perigosas, que às vezes exigem a intervenção das autoridades.
As ocorrências mais recentes aconteceram esta segunda-feira, 18 de setembro, com pelo menos dois camiões a causar o caos no trânsito. Segundo relatos dos condutores, o atravessamento da ponte estava a demorar cerca de uma hora.
A ponte permite apenas a passagem de veículos com altura máxima de 3 metros, largura máxima de 2,2 metros e peso inferior a 3,5 toneladas na parte rodoviária (há também um tabuleiro ferroviário). No entanto, é comum que veículos que excedam esses limites tentem atravessar, seja por falta de conhecimento das restrições, seja para reduzir a distância percorrida.
Nesta segunda-feira, vários veículos tiveram que fazer marcha atrás, pois se depararam com um camião no meio da ponte. Outro precisou de voltar para trás, quando percebeu que não conseguiria passar no local, uma situação que envolveu a intervenção da Guarda Nacional Republicana (GNR).