0 0
Read Time:3 Minute, 53 Second

De 11 a 19 de outubro, o Cartaxo recebe a Semana da Saúde, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal do Cartaxo, em parceria com entidades públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, que desenvolvem atividade na área da saúde e promoção de estilos de vida saudáveis.

Durante estes nove dias, decorrerão sessões de informação e apresentações temáticas com a participação de técnicos, instituições e especialistas. A iniciativa arranca já na próxima terça-feira, dia 11, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, com a sessão de abertura, agendada para as 15h00.

Esta irá contar com a presença do presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, da vereadora responsável pelo pelouro de Ação Social e Saúde, Maria de Fátima Vinagre e de Hugo Sousa, diretor executivo do Aces Lezíria (Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria). Logo a seguir à sessão de abertura, Hugo Costa, delegado de zona da Associação Nacional de Farmácias, conduzirá uma sessão de esclarecimento sobre o uso responsável do medicamento.

No dia 12 de outubro, quarta-feira, a saúde e cuidados do bebé, estarão em destaque, com as Conversas com Barriguinhas, sessão que terá início às 17h30, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, e que propõe dois temas: Vai ser mãe? Prepare a Chegada do seu Bebé, e ainda A Importância de Guardar as Células Estaminais do Cordão Umbilical. Ao mesmo tempo, a enfermeira especialista em Reabilitação Respiratória, Luciana Rodrigues, vai apresentar o tema Primeiros Socorros Respiratórios ao Bebé.

O Conselho Municipal de Saúde, vai promover, no dia 13 de outubro, quinta-feira, na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, uma sessão que terá como tema a Estratégia Municipal de Saúde. A sessão será dinamizada pela Escola Superior de Saúde de Santarém e está reservada aos presidentes das juntas de freguesia do concelho, sendo que esta sessão não terá público.

Na sexta-feira, dia 14 de outubro, serão apresentadas e debatidas as Boas Práticas Desportivas e Comportamentais nas Crianças e Jovens, pela Escola de Karaté Paula Matias, no auditório da Escola E.B. 2,3 Marcelino Mesquita, com início agendado para as 21h00.

No sábado, dia 15 de outubro, a Semana da Saúde instala-se todo o dia na rua, para promover a Feira da Saúde e Bem-Estar, entre as 10h00 e as 18h00. No domingo, dia 16 de outubro, a Câmara Municipal do Cartaxo associou-se ao Outubro Rosa com uma Caminhada Solidária.

Já direcionado para trabalhadores da área de ação social e saúde, técnicos e educadores, mas aberto a toda a população, a Câmara Municipal organiza ainda o Encontro de Intervenção Social do Concelho do Cartaxo que, nesta nona edição, terá como tema Crescer para Proteger: Boas Práticas de Apoio a Crianças e Jovens LGBTI+. Este terá lugar no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, no dia 17 de outubro, segunda-feira, com início agendado para as 14h30.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória. Para mais informação sobre este Encontro e inscrições, os interessados devem contactar a Área de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal do Cartaxo (telefone 243 701 260, 961 719 359 ou e-mail asocial@cm-cartaxo.pt).

A Semana da Saúde encerra no dia 19 de outubro, quarta-feira, com a Sessão de Esclarecimento e Demonstração de Boccia, que vai decorrer no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, às 14h30. A sessão será conduzida por técnicos da área de Desporto da Câmara Municipal do Cartaxo com o objetivo de divulgar uma das atividades que a autarquia já promove no seu programa de atividades para maiores de 55 anos, o ‘Viver Mais Viver Melhor’. A sessão contará com um momento de demonstração da modalidade.

Em paralelo, durante esta Semana da Saúde, oito localidades vão receber rastreios gratuitos que serão efetuados por farmácias do concelho. Estes decorrem das 9h30 às 13h00, de acordo com o seguinte calendário: na Lapa, no dia 11 de outubro, terça-feira, na sede da União de Freguesias de Ereira e Lapa; em Vila Chã de Ourique, no dia 12 de outubro, quarta-feira, na Farmácia Moderna; em Vale da Pedra, no dia 13 de outubro, quinta-feira, na Farmácia Lopes; em Vale da Pinta, no dia 14 de outubro, sexta-feira, na delegação da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta; na Ereira, no dia 17 de outubro, segunda-feira, na Farmácia Ereirense; em Valada, no dia 18 de outubro, terça-feira, na Associação O Tejo; e em Pontével, no dia 19 de outubro, quarta-feira, na Farmácia Areosa.

No Cartaxo, os rastreios decorrerão no espaço da Feira da Saúde e Bem-estar, no dia 15 de outubro, sábado, pelas Farmácias Abílio Guerra, Central, Lopes e Moderna.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %