O Foyer do Centro Cultural do Cartaxo (CCC) vai receber, no próximo dia 14 de outubro, sexta-feira, a comemoração dos 10 anos do Cartaxo Sessions. Para celebrar a data, haverá diversos concertos e ainda um pequeno mercado, o Psych Market, que pretende ser uma mostra de projetos das mais diversas áreas e dinamizar os pequenos negócios.
Para apagar as velas, vão estar em palco Fast Eddie Nelson, Acid Acid e ainda os Maquina. A festa começa a partir das 22 horas, no foyer do CCC. Os bilhetes custam cinco euros e o evento é organizado pela Câmara Municipal do Cartaxo, em conjunto com o Cartaxo Sessions.
Os artistas
Fast Eddie Nelson é o alter-ego de Nelson Oliveira, oriundo do Barreiro, e que começou a escrever, gravar e editar música logo no início dos anos 90. Os últimos trabalhos têm sido editados em nome individual, mas o músico já integrou vários projetos, entre eles Gasoline, The Sullens, Los Santeros, Big River Jonhson e Fast Eddie & the Riverside Monkeys. O percurso musical posiciona-se livremente entre o blues, rock, folk, bluegrass e algum «psicadelismo».
Já ACID ACID nasceu em finais de 2014 pelo músico Tiago Castro. Tudo se desenvolveu depois de um convite pela Associação Nariz Entupido para criar uma peça musical a apresentar no espaço O Salão (Rua de São Paulo, Lisboa). Tiago Castro, que é coordenador de programas na Rádio SBSR, assume-se como “banda” de um homem só, uma vez que surge sozinho em palco, tocando vários sintetizadores, guitarra e pedais de efeitos, criando inúmeras camadas melódicas, em temas longos, sem paragens.
Os Maquina são de Lisboa, nasceram no TRAFKA Studio no outono de 2021, e a banda é composta por João (guitarra), Tomás (baixo) e Halison (bateria + voz). Com uma forte influência no body music, industrial e techno, a sua sonoridade é elevada para uma atmosfera mais eletrónica com riffs sujos e repetitivos no baixo, bateria hipnótica e guitarra com delays distorcidos e puro noise sónico.