A Câmara Municipal do Cartaxo homenageou, na passada sexta-feira, dia 23 de setembro, os atletas do concelho que se destacaram na época desportiva 2021/2022, com a entrega de Diplomas de Mérito Desportivo.
Esta Gala do Desporto abriu com uma demonstração da Escola de Karaté Paula Matias, que transformou, por momentos, a Praça 15 de Dezembro no dojo onde jovens karatecas mostraram um pouco do seu treino, com destaque para sua a preparação física.
Para João Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, “o Desporto é um laboratório da vida, que ajuda a formar pessoas, caráter e a promover valores que fazem falta, todos os dias, na nossa vida e na nossa comunidade”, sendo que a promoção destes valores é um dos objetivos da Gala do Desporto.
A Gala realizou-se na Praça 15 de Dezembro, junto ao edifício-sede do Município, e contou com centenas de pessoas, pais e amigos, treinadores, dirigentes associativos e população. Os diplomas foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal, João Heitor, pelo vice-presidente da autarquia, Pedro Ferreira Reis, pela vereadora Maria João Oliveira, responsável pelo pelouro do Desporto, pela vereadora Maria de Fátima Vinagre, pelo vereador Fernando Amorim e por Paulo Neves, presidente da Assembleia Municipal. A apoiar os atletas estiveram ainda, presidentes e autarcas das juntas de freguesia.
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo salientou o trabalho árduo que é necessário para se atingir resultados desportivos de excelência. “Esta noite é dos atletas, dos dirigentes e dos treinadores. Esta noite é uma celebração do desporto e dos seus protagonistas. É com muito orgulho que aqui estou convosco hoje, é com orgulho que vejo o Desporto a ser celebrado desta forma”, afirmou.
A Gala do Desporto, organizada pela primeira vez pela autarquia, marcou o início da Semana Europeia do Desporto no concelho. “Promover o Desporto é promover hábitos de vida mais saudáveis, que contribuem para uma comunidade mais forte, mais preparada, mais dinâmica e até mais próspera”, defendeu o autarca, citado em nota de imprensa.
A atribuição de Diplomas de Méritos aos atletas que se distinguiram pelos seus resultados, é uma forma de premiar os melhores, mas também de reforçar “uma das mensagens que o Desporto nos dá”, apesar de alguns terem características que lhes dão maior probabilidade de ter sucesso em determinada modalidade, “muitas vezes, quem ganha não são aqueles que tinham o maior dom. Quem ganha são aqueles que mais trabalham, que mais se esforçam e que, por isso, fazem um caminho mais completo”, lembrou João Heitor.
O autarca congratulou-se com a vitalidade de clubes e associações desportivas do concelho, destacando o esforço e a consistência do trabalho de dirigentes e treinadores, apoiados pelas famílias, sem os quais, considera, o sucesso dos atletas não seria possível.
Para o presidente da Câmara Municipal, a homenagem aos atletas que obtiveram resultados de excelência em clubes fora do concelho, mas que iniciaram a sua formação no concelho, honra todos os que se dedicam à prática desportiva, considerando que os mesmos “são um orgulho e uma referência para a nossa comunidade”, afirmou.
Maria João Oliveira, vereadora da Câmara Municipal, responsável pelo pelouro do Desporto, abriu a Gala e deu as boas-vindas a todas as famílias, dirigentes desportivos e treinadores dos homenageados da noite.
A autarca explicou que a primeira edição da Gala do Desporto contou com o contributo de clubes e associações, que indicaram os atletas que se distinguiram pelos resultados obtidos. Em 2023, a Câmara Municipal vai alargar a homenagem a “treinadores e clubes”, assim como criar um regulamento que institui formalmente a Gala do Desporto, com “critérios de atribuição de Diplomas de Mérito Desportivo ou outras formas de reconhecimento”, afirmou.
A vereadora destacou a importância dos dirigentes desportivos, que “não têm tarefa fácil, que todos os dias tiram do seu tempo e das suas famílias para manter vivas associações”, assim como, dos pais que “acompanham os seus filhos em treinos, jogos e ainda participam em atividades dos clubes”.
Homenagem pelos resultados obtidos foi estendida a atletas que representam clubes a nível nacional
Os atletas que receberam o Diploma de Mérito Desportivo, foram indicados pelos clubes e associações do concelho, como aqueles que, em sua representação, se distinguiram pelos resultados obtidos na época desportiva. Alguns dos premiados são de associações como o Ateneu Artístico Cartaxense, a Casa do Povo de Pontével, a Associação Escola de Atletismo Correr + do Cartaxo, ou a Associação “O Trilho dos Cágados”.
Foram também homenageados os atletas que iniciaram a sua formação em clubes ou escolas do concelho, oriundos de clubes e associações como a Escola de Karaté Paula Matias, o Clube de Natação do Cartaxo, o Clube de Atletismo Rui Silva, a Casa do Povo de Pontével, a Escola Secundária do Cartaxo na área de desporto escolar e os Casais Lagartos Bike Team. Estes desportistas foram distinguidos pelos resultados obtidos e potencial desportivo, e os mesmos integram clubes de nível nacional, onde continuam a obter resultados de excelência.
A Gala do Desporto foi apresentada por Tomás Formiga e contou com a presença de Vasco Mota e de Patrícia Frazão, Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo, recentemente eleitos, que fizeram a sua primeira participação em eventos do Município.