Trezentos atletas e praticantes de caminhada, participaram na quinta edição da Corrida das Vindimas, dos quais 155 atletas na corrida de competição, e 141 pessoas na caminhada. O evento teve lugar no passado sábado, dia 24 de setembro, e foi organizada pela Câmara Municipal, em parceria com a Escola de Atletismo Correr+ do Cartaxo e a Secção de Atletismo da Casa do Povo de Pontével.
Na classificação masculina geral, Miguel Mascarenhas foi o primeiro a cortar a meta com 32:35.803 (Grupo Desportivo do Estreito); o segundo foi Ricardo Figueiredo com 32:53.472 (CAS); e o terceiro foi Miguel Ribeiro com 35:43.353 (TRILHO DOS CÁGADOS).
Na classificação feminina geral, Rafaela Cananó foi a primeira atleta a cortar a meta com 38:00.779 (Sport Lisboa e Benfica); a segunda foi Carla Ribeiro com 41:38.148 (GFD Running); e a terceira foi Alexandra Portela com 42:46.843 (Run Tejo – Prevent Sprain).
A prova noturna incluiu dois percursos – 10 Km corrida e 5 Km caminhada – e contou com o Fitness Factory Cartaxo, para o aquecimento que foi feito ao ritmo divertido e enérgico do instrutor Guilherme Matos.
No total, estiveram presentes nesta corrida 37 clubes. Dos atletas inscritos para a corrida de competição, a idade média foi de 42 anos, sendo que o atleta mais jovem tinha 14 anos e o atleta mais velho tinha tinha 69 anos.
João Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, deu a partida para a caminhada e, tal como a vereadora Maria João Oliveira, responsável pelo pelouro do Desporto, partilhou os cinco quilómetros do percurso, com amigos e familiares.
O autarca destacou a parceria da Câmara Municipal com “a Escola de Atletismo Correr+ do Cartaxo ou a Secção de Atletismo da Casa do Povo de Pontével que aceitaram ser nossos parceiros na organização. O seu contributo é essencial para que a prova possa aliar a promoção da atividade física na comunidade à vertente mais competitiva da corrida”.
A corrida contou com 155 inscritos, o que, para o autarca, “mostra que, apesar dos anos de interregno desta prova, o Cartaxo continua a ser reconhecido pelos atletas, o que, sem dúvida, se deve ao trabalho árduo das associações e clubes que, no nosso concelho continuam a promover o desporto ao mais alto nível, como se confirma pelos resultados que os jovens das suas formações alcançam”, referiu João Heitor.
O presidente da Câmara do Cartaxo lembrou ainda que “na Gala do Desporto, foram reconhecidos pelos resultados obtidos, quase uma centena de crianças e jovens. Este número diz muito sobre a importância do desporto no nosso concelho e o nível de excelência que continuamos a ambicionar e a atingir”.
João Heitor agradeceu ainda a todos os parceiros da organização. “A área de Desporto da Câmara Municipal contou com enorme ajuda de associações e coletividades, empresas e instituições, comerciantes e juntas de freguesia, assim como, de muitos voluntários que foram essenciais no apoio aos atletas e caminhantes”. O autarca deixou, ainda, um agradecimento especial aos Bombeiros Municipais do Cartaxo e às forças de segurança do concelho.