‘Tubarões, melgas e rock and roll’, foi a palestra que o Professor Doutor João Pedro Correia , docente de Biologia Marinha na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche do Instituto Politécnico de Leiria, deu no passado dia 8 de junho (Dia Mundial dos Oceanos) no Auditório da Quinta das Pratas.
Esta iniciativa insere-se no âmbito do projeto Ano Europeu 2022/Os Oceanos, lançado pela Comissão Europeia. Dada a sua pertinência científica e motivacional a palestra contribuiu para o conhecimento mais consolidado dos alunos e da comunidade educativa sobre a importância da proteção dos Oceanos, sensibilizando-os para a redução da poluição e a transição para a economia circular.
Ao mesmo tempo, relevou-se ainda a importância do Pacto Ecológico Europeu e a adoção de uma estratégia de cooperação para preservar os Oceanos e a sua biodiversidade, devido aos seus benefícios ecológicos e socioeconómicos. Nesta sessão, falou-se ainda da fundação da Flying Sharks, com a qual se transportam organismos marinhos para o mundo inteiro e se presta consultoria, destacando-se a pesca comercial de Tubarões e Raias.
No final, os alunos elaboraram “cartões do cidadão” de diversos seres marinhos para uma exposição. Nesta palestra participaram os alunos das turmas dos 10ºs A, B,C,D,E e 11º F, docentes de Biologia e Geologia e do Clube Europeu.