Os meios que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2022, do distrito de Santarém, estiveram no Cartaxo no passado dia 7 de abril. David Lobato, Comandante Operacional Distrital do Santarém (CODIS) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), explicou que os meios estão a ser apresentados em 21 concelhos, com o objetivo de reforçar a colaboração entre todas as forças que integram o DECIR 2022.

A iniciativa é promovida pela ANEPC. O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor, deu as boas-vindas a “todas as mulheres e a todos os homens que integram esta força e que serão a primeira linha de combate a uma das maiores ameaças que enfrentamos, na área de proteção civil, e que coloca em risco, a integridade de bens de empresas, recursos naturais e ambientais inestimáveis, mas também, a vida de pessoas.”.

Para o autarca, que esteve acompanhado dos presidentes das juntas de freguesia do concelho, “o esforço que todas as forças de segurança e todas as instituições aqui presentes cumprem ao longo de todo o ano, em ações de sensibilização e de prevenção, deveria ser recompensado com um enorme sentido de responsabilidade por todos aqueles que vocês protegem”.

João Heitor destacou ainda que “as juntas de freguesia são parceiros essenciais numa luta para cujo sucesso, a proximidade à população e o conhecimento rigoroso do terreno de operações, são da maior importância”.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, deixou ainda nota que “a disponibilidade da Câmara Municipal do Cartaxo, dos seus Bombeiros Municipais e do Serviço Municipal de Proteção Civil, é total. Integramos este dispositivo com sentido de missão inabalável”.

Na apresentação do DECIR, estiveram também presentes o Comandante e 2º Comandante dos Bombeiros Municipais e Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil do Cartaxo, Victor Rodrigues, a GNR, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a PSP.

Para além dos presidentes de Junta, estiveram ainda presentes membros da delegação Santarém/Cartaxo da Cruz Vermelha Portuguesa, e ainda o representante da comissão cinegética.