A Câmara Municipal do Cartaxo vai inaugurar, na próxima sexta-feira, dia 25 de fevereiro, às 15h00, no Centro Cultural do Cartaxo (CCC), uma exposição de máscaras de Carnaval, no sentido de celebrar esta data festiva.
As máscaras vão ficar expostas até ao dia 5 de março. Esta exposição vem no sentido de os agrupamentos de escolas e as instituições privadas de solidariedade social do concelho, terem decidido não realizar o habitual desfile de Carnaval que todos os anos leva dezenas de pessoas até ao centro do Cartaxo.
A decisão foi tomada no âmbito da pandemia da doença Covid-19, conforme informou a vereadora da Câmara Municipal do Cartaxo, Maria de Fátima Vinagre, responsável pelos pelouros de educação e de ação social e saúde, “depois de consulta à entidade de saúde local e ao Serviço Municipal de Proteção Civil”.
Segundo a autarca, citada em comunicado de imprensa, “foi uma decisão difícil, mas necessária perante o parecer das entidades consultadas. O desfile de Carnaval que, habitualmente se realizava na sexta-feira que precede o fim de semana de Carnaval, foi sempre um momento de encontro entre gerações, de diversão para todos e, em especial, de trabalho partilhado entre a autarquia, os agrupamentos de escolas e as instituições de apoio a crianças, jovens e idosos, mas a situação pandémica ainda desaconselha a organização de grandes ajuntamentos de pessoas”.
Maria de Fátima Vinagre explicou ainda que o município adquiriu o material necessário e lançou o desafio aos agrupamentos de escolas e às instituições de apoio a crianças, jovens e idosos para que possam criar as máscaras que vão integrar a exposição final, destacando “o entusiasmo com que todos os parceiros responderam e que permitiu, em pouco tempo, concretizar uma iniciativa que não substitui o convívio que o desfile proporcionaria, mas mantém o objetivo de promover a criatividade e o trabalho em prol de um objetivo comum”.