
O 85.º Aniversário dos Bombeiros Municipais do Cartaxo foi assinalado no passado dia 25 de novembro, no quartel da corporação, com a deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento aos Bombeiros Falecidos, numa cerimónia condicionada pela pandemia da doença Covid-19.
João Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, destacou a capacidade de intervenção da corporação, a sua excelente preparação técnica e o seu elevado sentido de missão que “se confirmam pelo reconhecimento que alcançou e que ultrapassa em muito as fronteiras do nosso território”.
Para o autarca, que presidiu à cerimónia de deposição uma coroa de flores junto ao Monumento aos Bombeiros Falecidos, os Bombeiros Municipais do Cartaxo foram, “nestes longos meses, a primeira linha de apoio às pessoas que, no nosso concelho, viram a sua saúde ameaçada pela Covid-19”, pelo que defender a sua saúde é “defender a nossa comunidade. É garantir que quando um de nós precisar, estas pessoas continuam a estar disponíveis para nos apoiar e proteger”.
João Heitor destacou ainda o sentido de missão da corporação cuja resiliência foi posta à prova. Foi necessário “assumir uma nova frente de trabalho na proteção à comunidade. O combate a incêndios, o socorro às populações, a proteção de pessoas e bens, não foram suspensos pela pandemia”, afirmou o autarca, citado em comunicado de imprensa.
Vítor Rodrigues, comandante dos Bombeiros Municipais, considera que a capacidade de resposta à pandemia, “resulta do caráter excecional de cada um dos elementos desta corporação e do seu sentido de missão, aliados à procura constante de competências técnicas que lhes permitam ostentar com orgulho a sua condição de bombeiros. Ser bombeiro ultrapassa em muito o conceito de profissão, é uma condição que marca todas as nossas ações, todos os aspetos da nossa vida”.
O apoio e reconhecimento da comunidade, “continua a ser um motivo para que cada um de nós queira fazer mais e melhor a cada dia”, afirmou o comandante da corporação. Para Vitor Rodrigues, “o apoio que sentimos de comerciantes, empresários, instituições e pessoas individuais, tanto quanto da instituição que nos tutela, a Câmara Municipal, são essenciais para mantermos a força nos dias mais difíceis e o ânimo perante as adversidades. Ao longo de 85 anos foram muitas as pessoas que fizeram desta corporação o que hoje é, trabalhamos todos os dias para estar à altura do seu legado.”
Na cerimónia estiveram também presentes o vice-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Reis e as vereadoras, Maria João Oliveira e Maria de Fátima Vinagre.