0 0
Read Time:1 Minute, 30 Second

A Ecolezíria vai disponibilizar cinco centros de compostagem comunitária em parceria com as Juntas de Freguesia de Benfica do Ribatejo (Almeirim), Glória do Ribatejo e Granho (Salvaterra de Magos), Muge (Salvaterra de Magos), Pontével (Cartaxo) e Alpiarça (Alpiarça). 

Esta ação, que surge no âmbito de um projeto de Compostagem Comunitária, tem o objetivo de reforçar o incentivo da comunidade a transformar resíduos orgânicos em fertilizante natural, contribuindo para a redução da pegada ecológica, explica a empresa em comunicado de imprensa. Para pôr em prática a iniciativa, os cinco centros de compostagem comunitária foram colocados em locais públicos indicados pelas Juntas de Freguesia.

Estes centros são constituídos por uma zona de receção de verdes, zona de compostores e zona de receção de resíduos orgânicos. Associado ao projeto cada junta recebeu ainda um biotriturador portátil, cinco contentores de 240 litros para armazenamento dos resíduos, cinco carrinhos de mão, entre outros utensílios e ferramentas. A responsabilidade pela gestão do espaço e do processo propriamente dito fica a cargo da Junta de Freguesia.

Os interessados em aderir ao processo de compostagem comunitária numa destas freguesias devem contactar a respetiva Junta para receberem em casa e de forma gratuita um balde de 30 litros e um conjunto de sacos biodegradáveis, onde irão depositar os resíduos produzidos, que mais tarde deverão ser entregues no centro de compostagem. Este balde não necessita estar colocado num terreno, uma vez que os sacos protegem o conteúdo a biodegradar.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), e visa incentivar a população a reaproveitar os resíduos biodegradáveis produzidos em contexto doméstico, transformando-os em composto, ótimo para utilizar como fertilizante natural, visto que é rico em nutrientes. O recurso a esta técnica permite reduzir os resíduos devolvendo à terra o composto naturalmente produzido.  

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %