
O concelho do Cartaxo integra o projeto-piloto da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) que vai disponibilizar trotinetes elétricas aos munícipes de três concelhos: Cartaxo, Santarém e Almeirim. As trotinetes vão estar disponíveis a partir do dia 18 de abril.
João Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, apresentou a proposta em reunião do executivo. A proposta foi aprovada por unanimidade. O acordo de colaboração será celebrado com a empresa Fastbird Rides que vai disponibilizar cerca de 75 trotinetes e será responsável pela manutenção dos equipamentos. Estas trotinetes elétricas têm uma autonomia de 12 Km e podem ser usadas em todo o concelho por pessoas maiores de 18 anos, inscritas na app Bird.
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo afirma “estar ciente das questões associados à utilização destes veículos noutras cidades e concelhos, especialmente porque esta é uma solução sem doca” (ou seja, em que os utilizadores podem deixar a trotinete no local em que o seu percurso termina). No entanto, o autarca está convicto “que a população do Cartaxo saberá usar as trotinetes com responsabilidade e com maturidade. Vamos estar muito atentos, mas também confiantes que a nossa comunidade saberá tirar o melhor partido deste tipo de transporte.”
Segundo João Heitor, “este é um projeto-piloto, com a duração inicial de um ano sem qualquer custo para o município. Este é um transporte que potencia a diminuição da pegada de carbono, melhorando a mobilidade, em especial, dentro do espaço urbano”.
Os utilizadores das trotinetes estão sujeitos às regras legais em matéria de circulação e estacionamento de velocípedes com motor, que deverá ocorrer de modo a não causar perturbações à circulação e a não prejudicar a acessibilidade e segurança de pessoas, animais e bens na via e espaços públicos, nomeadamente a de pessoas com mobilidade reduzida.
A empresa promotora fica obrigada a monitorizar as trotinetes em tempo real, devendo impedir, através da respetiva remoção, que quaisquer trotinetes danificadas, inoperacionais ou abandonadas na via pública. Garante ainda um seguro válido que cubra os seus utilizadores e a respetiva utilização.
O acordo será assinado no próximo dia 18 de abril, pelas 10 horas, na sala de reuniões do edifício-sede da Câmara Municipal do Cartaxo, sendo as trotinetes disponibilizadas de imediato para utilização dos munícipes.