A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou, em reunião de Câmara e em Assembleia Municipal, a abertura do concurso para a requalificação da Escola Secundária do Cartaxo. A empreitada terá um valor base de três milhões de euros, sendo que 1,3 milhões serão financiados por fundos comunitários.
Recorde-se que, em 2021, o concurso ficou deserto, uma vez que a obra estava orçada em cerca de um milhão de euros, um valor considerado baixo por parte das construtoras, conforme explicou o presidente da Câmara do Cartaxo, João Heitor, durante a reunião do executivo, e que esse motivo levou a que o concurso ficasse deserto.
Ainda de acordo com o autarca, a obra terá de ser adjudicada até ao dia 30 de junho, sob pena de o município perder os fundos comunitários. Segundo a vereadora com o pelouro da Educação, Fátima Vinagre, a requalificação da Secundária do Cartaxo será realizada por fases, sendo os alunos deslocados para outras escolas do concelho.
Assim, é intenção do município deslocar os alunos do segundo e terceiro ciclos para a Escola José Tagarro; e os alunos do CEF e cursos profissionais para a Escola do Centro. As obras de requalificação da Escola Secundária do Cartaxo foram anunciadas em 2018.
Também na mesma reunião, foi aprovado o início do concurso para a realização das obras no Largo S. João Batista e na Rua Serpa Pinto. A obra terá um custo a rondar os 2,3 milhões de euros, sendo financiada em 85% do valor inicial previsto.