A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita (BMMM), no Cartaxo, já está integrada na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Em fevereiro, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor, assinou o protocolo de adesão à rede, com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), entidade tutelada pelo Ministério da Cultura.
No passado dia 11 de março, dia em que se assinala o Dia da Rede Nacional das Bibliotecas Públicas, o autarca destacou a importância “deste reconhecimento, que nos permitirá aceder a recursos e serviços de âmbito nacional, que permitirão à Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, prestar um serviço cada vez mais relevante à comunidade”.
Também a vereadora da Câmara Municipal do Cartaxo, Maria João Oliveira, responsável pelo pelouro da Cultura, destacou que o facto da DGLAB ter “reconhecido que a nossa biblioteca municipal reúne condições técnicas para assegurar um serviço de biblioteca pública, cumprindo os requisitos que esta entidade exige às bibliotecas que integram a rede, reforça ainda mais a vontade que temos de trabalhar em prol do livro e da leitura, mas também da literacia digital e da criação de um espaço inclusivo, disponível para toda a comunidade e relevante para todas as gerações”.
A integração na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, vai permitir à BMMM, aceder e usufruir dos recursos e serviços disponibilizados pela DGLAB, às bibliotecas da rede, participar em iniciativas de caráter local, regional, nacional e internacional promovidas pela DGLAB, entre outros.
Para além da rede nacional, recorde-se que a BMMM integra também a Rede Intermunicipal das Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT), constituída em setembro de 2018 e da qual é membro fundador.