A Câmara Municipal do Cartaxo começou, no passado dia 6 de setembro, uma intervenção de lavagem e desinfeção de contentores e baldes de recolha de resíduos sólidos urbanos. A limpeza nos contentores da cidade do Cartaxo terminou na terça-feira, dia 14.
Atualmente, e desde esta quarta-feira, dia 15, os trabalhos começaram a decorrer na freguesia de Vila Chã de Ourique, seguindo nos próximos dias para as restantes freguesias do concelho. Estes trabalhos, explica a autarquia, decorrem de acordo com o contratualizado para os anos de 2020, 2021 e 2022 e visam manter as condições de higiene dos contentores e baldes, assim como a salubridade dos espaços onde estes equipamentos de recolha se encontram colocados.
Os trabalhos contratados preveem intervenções a cada três meses na cidade do Cartaxo e a cada quatro meses nas freguesias. Todos os baldes e contentores são lavados e desinfetados, garante a autarquia, que apela ainda aos munícipes para que contactem os serviços municipais ou a sua junta de freguesia sempre que tenham dúvidas sobre tratamento de resíduos, ou necessitem de apoio para os encaminhar para o local mais adequado.
Os serviços municipais têm detetado um elevado volume de lixo doméstico depositado fora de sacos, objetos de grandes dimensões e não adequados a contentores de resíduos urbanos, líquidos, óleos, tintas e cimento que são derramados diretamente para dentro dos contentores, pelo que a autarquia apela ainda para que este tipo de resíduos não sejam colocados nos contentores municipais, uma vez que condicionam a manutenção dos mesmos e originam maus cheiros e sujidade.
Para tal, a Câmara Municipal disponibiliza um serviço de recolha de monos, cuja marcação está disponível por telefone, ou através da aplicação APP Município do Cartaxo, e acrescenta ainda que o Ecocentro está disponível para depósito de resíduos diferenciados.