O Conselho de Ministros decidiu esta quinta-feira, dia 24, prorrogar a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23:59 de 14 de outubro, face ao aumento de casos de COVID-19 nas últimas cinco semanas.
A decisão do Governo foi anunciada pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, adiantando que a situação de contingência em Portugal Continental será reavaliada pelo executivo dentro de duas semanas, então já com uma análise mais aprofundada sobre o impacto das primeiras semanas de aulas nas escolas.
Relembre-se que, na sequência da evolução da situação epidemiológica da pandemia em Portugal, o Governo decidiu, no passado dia 10, declarar a situação de contingência em todo o território nacional continental.
Na conferência de imprensa, a ministra de Estado e da Presidência frisou que os números referentes a novos infetados com o coronavírus “têm aumentado ao longo das últimas cinco semanas”.
“A evolução na última semana está dentro do previsto pelo Governo, ainda que abaixo do número de mil novos casos por dia”, disse, aqui numa alusão a declarações proferidas pelo primeiro-ministro, António Costa, na passada sexta-feira, na sequência da reunião do gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da COVID-19.
No entanto, Mariana Vieira da Silva salientou depois que, dentro de 15 dias, o Governo vai fazer uma avaliação já de um mês de vigência deste conjunto de regras no âmbito da situação de contingência em território continental, tendo passado já o período de abertura do ano letivo.
À data de hoje, o concelho do Cartaxo conta com 12 casos positivos de COVID-19 e 66 pessoas em vigilância ativa. Até ao momento, já recuperaram da doença 101 pessoas e há ainda a lamentar um óbito.
(com Lusa)